GRAJAÚ – Em reunião realizada em Grajaú, índios Krepim Kateje e Guajajara discutiram melhorias para as aldeias e para a vida dos indígenas. Um documento foi elaborado e assinado pelos presentes, firmando compromissos nas áreas da saúde, educação e direitos dos povos indígenas.
“Os órgãos presentes tomaram conhecimento e se comprometem nos pontos descritos em documento”, afirma o relatório, resultado da reunião entre os representantes do poder público e os indígenas.
Participaram do encontro representantes do governo do estadual, dos povos indígenas Krepim Kateje, município de Itaipava do Grajaú, e Guajajara, da Aldeia Mussum/ Terra Indígena Lagoa Comprida, de Jenipapo dos Vieira.
Também estiveram presentes representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Prefeitura de Itaipava do Grajaú e Câmara Municipal de Grajaú.
No início do mês passado, índios das etnias Krikatis, Guajajaras, Gaviões, Kreniê, Canela e comunidades quilombolas ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Imperatriz, por conta de atraso da demarcação de terras e, também, a ocupação indevida de reservas e a grilagem de terras, que ameaça a tranquilidade das tribos.
Em setembro, uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), formada por um médico, um dentista e um motorista, foi mantida refém por índios Timbiras, da tribo Krepym Kateje, em Itaipava do Grajaú. Os índios reivindicavam melhorias no posto de saúde, um técnico de enfermagem no local e a construção de um poço artesiano.
Saiba Mais
- Prefeito e vereador trocam insultos em sessão solene em Grajaú
- Pastor evangélico é preso suspeito de difundir mensagens caluniosas contra policiais civis
- Briga entre irmãos termina em homicídio na cidade de Grajaú
- Mulher suspeita de praticar triplo homicídio é presa pela Polícia Civil
- Polícia prende mototaxista que matou colega por causa de capacete
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.