Enem 2014

Sabatista pode perder o Enem devido a erro no cartão

A estudante diz que solicitou atendimento diferenciado, mas não consta no cartão.

Diego Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Divulgação/ Imirante Imperatriz)

GOVERNADOR EDISON LOBÃO – Ter que ficar aguardando quase seis horas para iniciar a prova do Enem é uma tarefa difícil para os candidatos que guardam o sábado por motivos religiosos. Situação que pode ficar complicada quando essa solicitação não é atendida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A estudante Kamilla Santos Carvalho, 17 anos, diz que pode desistir de participar do Enem devido a um erro no Cartão de Confirmação do exame. “Fiz a minha solicitação como sabatista junto com a inscrição. Essa semana, quando o cartão chegou na minha casa, essa opção não constava. Entrei em contato com o Inep e eles disseram para aguardar um documento por e-mail, mas até agora nada”, relata a jovem.

Kamilla é aluna do terceiro ano do Ensino Médio no Centro Educacional Vicente Yanez Pinzon, município de Governador Edison Lobão. A estudante faz parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia desde criança, e teme deixar de prestar o exame, caso o problema não seja resolvido.

“Eu já estou desanimada. Se não der certo para fazer a prova, vou ter que tentar uma faculdade particular”, lamenta a estudante. Ela diz que a opção de sabatista, também, não consta no cartão que pode ser visualizado pela internet.

Outros casos

Kamilla não foi a única candidata que recebeu o Cartão de Confirmação do Enem com o erro. Os estudantes Matheus Evangelista, 18 anos, e Aline Evely Silva, 17, ambos do Estado do Piauí, também relataram o mesmo problema.

Na cidade de Altamira (PA), o estudante Kilner Alexandre Pedrosa, 18 anos, foi mais um candidato frustrado. O jovem garante que marcou opção solicitando atendimento especial, mas o Inep descarta erro na inscrição do paraense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.