ESTREITO - O tráfego de veículos foi liberado, no início da tarde desta segunda-feira (22), na nova ponte que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A liberação ocorreu após a inauguração oficial da estrutura, que contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e dos governadores Wanderlei Barbosa (TO) e Carlos Brandão (MA).
O corte da fita ocorreu por volta das 12h, no meio da ponte. Em seguida, autoridades e convidados seguiram para uma área montada no município de Estreito, onde foi realizada a cerimônia oficial de inauguração.
Durante o evento, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a importância da obra para a retomada do desenvolvimento regional. Segundo ele, a nova ponte vai restabelecer o fluxo de caminhões, impulsionar a geração de empregos e normalizar o tráfego entre os dois estados.
Ponte entre Maranhão e Tocantins é reaberta após um ano do desabamento
A liberação da ponte ocorre exatamente um ano após a tragédia do desabamento da antiga estrutura, registrada em 22 de dezembro de 2024. O acidente deixou 14 pessoas mortas e três desaparecidas.
Relembre:
- VÍDEO: ponte desaba sobre o rio Tocantins, em Estreito
- Veja quem são as vítimas já identificadas de desabamento da ponte sobre o rio Tocantins
- Natural de Estreito, jovem que morreu em queda de ponte tinha sido aprovada em Medicina
- Auxiliar de cozinha encontrada morta atravessava ponte que caiu entre MA e TO diariamente para trabalhar, diz irmã
Na ocasião, o vão central da ponte cedeu e parte da estrutura caiu no Rio Tocantins, arrastando veículos que atravessavam o local. Apenas um homem sobreviveu ao acidente.
Com o desabamento, a região enfrentou uma grave crise logística. A travessia passou a ser feita por balsas, enquanto caminhoneiros precisaram buscar rotas alternativas, o que sobrecarregou estradas e prejudicou a infraestrutura de diversas cidades.
Ponte entre Estreito e Aguiarnópolis é inaugurada
Desde então, a recuperação de ruas e rodovias danificadas vem sendo executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
De acordo com o governo estadual, a ponte é estratégica para o escoamento da produção agrícola e industrial, além de garantir mobilidade e segurança para a população que utiliza o trecho diariamente.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.