Um ano após desabamento

Nova ponte entre Estreito e Aguiarnópolis (TO) será inaugurada na segunda-feira (22)

Estrutura liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO) e será liberada um ano após desabamento que deixou 18 vítimas.

Ipolítica

Nova ponte será inaugurada um ano após desabamento da estrutura anterior
Nova ponte será inaugurada um ano após desabamento da estrutura anterior (Divulgação/DNIT)

ESTREITO – A nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226 e responsável por ligar os estados do Maranhão e do Tocantins, será inaugurada na próxima segunda-feira (22), a partir das 11h. A confirmação foi feita pelo Governo do Tocantins nesta terça-feira (16).

A liberação para o tráfego marca exatamente um ano do desabamento da antiga ponte, ocorrido em dezembro do ano passado, que resultou em 18 vítimas, sendo 14 mortes confirmadas, três pessoas desaparecidas e uma ferida. A estrutura conecta os municípios de Estreito e Aguiarnópolis, sobre o Rio Tocantins.

De acordo com o Governo do Tocantins, a cerimônia de inauguração da nova ponte Juscelino Kubitschek será realizada simultaneamente nas duas cabeceiras da estrutura, contemplando os dois municípios.

O evento contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do ministro do Esporte, André Fufuca, além do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Após o colapso da estrutura anterior, o transporte sobre o Rio Tocantins passou a ser realizado por balsas, causando transtornos logísticos, filas e aumento no tempo de deslocamento.

Obra quase concluída

No último dia 13 de dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a obra da nova ponte estava com 95% de execução concluída.

A estrutura possui:

  • 630 metros de extensão;
  • 19 metros de largura;
  • Vão livre de 154 metros;
  • Duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada;
  • Dois acostamentos com 3 metros;
  • Barreiras de proteção do tipo New Jersey;
  • Dois passeios para pedestres;
  • Guarda-corpo em ambas as extremidades do tabuleiro.
  • A ponte está dimensionada para receber veículos de pequeno, médio e grande porte.

Investimento federal

O investimento total para a construção da nova ponte Juscelino Kubitschek é de R$ 171,97 milhões, com recursos do Governo Federal. A obra foi executada sob responsabilidade do DNIT e integra o esforço de reconstrução da infraestrutura viária após a tragédia registrada em 2024.

Com a inauguração, a expectativa é de retomada plena do tráfego na BR-226, restabelecendo um dos principais corredores rodoviários entre o Maranhão e o Tocantins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.