ESTREITO - As buscas submersas por vítimas do colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Maranhão e o Tocantins, ficam temporariamente interrompidas nesta quinta-feira (2), segundo comunicado da Marinha do Brasil. A suspensão ocorre devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito.
O Consórcio Estreito Energia (Ceste) informou à Marinha que há a necessidade de regularizar o volume de água represado na barragem. Por isso, as buscas, hoje, não serão feitas por mergulho, nem com utilização de drones subaquáticos. Contudo, está mantido o trabalho por embarcações e drones aéreos.
Até o momento, foram registradas 12 mortes no desabamento da ponte na BR-226, entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Há ainda cinco desaparecidos. De acordo com a Marinha, continuam desaparecidos Felipe Giuvannuci Ribeiro, de 10 anos; Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos; Marçon Gley Ferreira, de 42 anos; Alessandra do Socorro Ribeiro, de 50 anos; e Salmon Alves Santos, de 65 anos.
Duas das vítimas - mãe e filha - que tiveram os corpos retirados do rio na terça-feira (31), estavam dentro de um carro branco, modelo Voyage. Os corpos eram de Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos, e a filha Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos, que viajavam com Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos, o único sobrevivente da tragédia.
Um dos corpos que havia sido localizado na terça-feira, foi retirado da água no fim da manhã de quarta-feira (1º), segundo a Marinha. A vítima estava dentro da cabine de um caminhão submerso no rio Tocantins.
Nessa quarta-feira (1º), a equipe de buscas não localizou nenhum corpo na picape modelo S10, submersa a 42 metros de profundidade.
Leia a nota na íntegra:
"A Marinha do Brasil (MB) informa que, nesta quarta-feira (01), deu continuidade à operação de busca e resgate às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Hoje (01), os esforços foram concentrados sobre uma picape modelo S10, submersa a 42 metros de profundidade. As incursões com mergulhadores e drones subaquáticos não identificaram a presença de corpos no interior do veículo.
A MB informa que nesta quinta-feira (02), serão interrompidos os trabalhos de mergulho e a utilização de drones subaquáticos. A interrupção se deve à necessidade de abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito.
O Consórcio Estreito Energia (CESTE) comunicou à Marinha a necessidade de aumentar o volume da vazão defluente, no dia 02 de janeiro, devido à maior incidência de chuvas na região. Ao adotar esse procedimento, o CESTE pretende regularizar o volume represado.
Enquanto isso, as buscas continuarão sendo realizadas, por meio de embarcações e drones aéreos.
A Marinha se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e coloca, à disposição do cidadão, os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da Capitania dos Portos do Maranhão, 0800-098-8432 e (98) 2107- 0121, para receber informações a respeito de qualquer situação que possa comprometer a salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis ou que represente risco de poluição ambiental".
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou na tarde do domingo, 22 de dezembro de 2024. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do governo federal, o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte cedeu. O órgão abriu uma sindicância para apurar as causas e efetivar as responsabilizações pelo desabamento.
Outras vítimas localizadas e resgatadas
- Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, era natural de Estreito (MA) mas morava em Aguiarnópolis (TO). O corpo dela foi localizado no domingo (22);
- Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos. O corpo dela foi localizado na terça-feira (24). Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, que saiu de Dom Eliseu (PA) e que caiu no rio Tocantins;
- Kécio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. O corpo dele foi localizado na terça-feira (24). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas;
- Andreia Maria de Souza, de 45 anos. O corpo foi encontrado na terça-feira (24). Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico;
- Anisio Padilha Soares, de 43 anos. O corpo dele foi localizado na quarta-feira (25);
- Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos. O corpo dela foi localizado na quarta-feira (25);
- Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos. O corpo dela foi encontrado por mergulhadores na manhã da quinta-feira (26). Ela estava em uma caminhonete, junto com o marido, o vereador Alison Gomes Carneiro (PSD);
- Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos. O corpo dela foi localizado também na quinta (26);
- Alison Gomes Carneiro, de 57 anos. O vereador do PSD teve o corpo localizado na manhã de domingo (29). Ele estava na caminhonete com a esposa, Elisangela Santos, que também morreu na tragédia.
- Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31) e estava dentro de um veículo. Ela viajava com a filha, Cecília de três anos e o marido, Jairo Silva Rodrigues. Apenas ele sobreviveu a tragédia.
- Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos. O corpo dela foi retirado do rio na terça-feira (31). A menina viajava com a mãe, Cássia e com o pai, Jairo Silva Rodrigues.
Leia também:
Sobe para 12 o número de mortos após queda de ponte entre MA e TO
Saiba quem são as cinco pessoas que ainda estão desaparecidas após queda de ponte
Ministério reconhece situação de emergência em Estreito após queda de ponte
Travessia entre MA e TO será feita por balsas a partir desta terça-feira (31)
Veja quem são as vítimas já identificadas de desabamento da ponte sobre o rio Tocantins
Mergulhadores, sonares e robôs: como são as buscas por vítimas do desabamento de ponte
Buscas pelas vítimas do desabamento da ponte entre TO e MA são temporariamente suspensas
Processos pedindo reforma de pontes e viadutos em São Luís tramitam na Justiça
Tanques com ácido e pesticidas podem ficar até um mês submersos no Rio Tocantins
VÍDEO: Profundidade do Rio Tocantins dificulta busca por vítimas de queda de ponte
Dnit diz que abriu licitação, mas nenhuma empresa estava habilitada para obras na ponte de Estreito
MPF apura danos ambientais causados pela queda de ponte sobre o Rio Tocantins
Marinha envia mais equipes para reforçar buscas no Rio Tocantins após queda de ponte
Saiba Mais
- Mergulhadores retomam buscas por desaparecidos em queda de ponte no Rio Tocantins
- Marinha exige garantia de segurança para liberar travessia por balsa no Rio Tocantins, entre MA e TO
- VÍDEO: Mergulhadores inspecionam picape que caiu no Rio Tocantins após desabamento de ponte entre o MA e o TO
- Dnit contrata empresa para construção de nova ponte sobre o Rio Tocantins
- Saiba quem são as cinco pessoas que ainda estão desaparecidas após queda de ponte
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.