Descoberta

Fóssil de dinossauro encontrado em Davinópolis tem cerca de 100 milhões de anos

Cientistas estudam o material encontrado para, em breve, confirmarem a espécie do dinossauro.

Imirante.com, com informações do G1-MA

Pedaço de osso de dinossauro encontrado em Davinópolis.
Pedaço de osso de dinossauro encontrado em Davinópolis. (Divulgação / Brado)

DAVINÓPOLIS - Pesquisadores divulgaram mais informações sobre ossos de um dinossauro, que foram encontrados no município de Davinópolis, no Maranhão. Análises preliminares feitas pelos estudiosos já indicam que se trata de um saurópode, espécie de dinossauro caracterizado por ter pescoço longo, cabeça pequena, e ser herbívoro.

Alguns dos dinossauros desta espécie podiam atingir até oito metros de altura, 20 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. No caso do dinossauro referente à ossada encontrada em Davinópolis, o tamanho estimado é de 18 metros de comprimento.

Dentre as informações confirmadas, os pesquisadores falam sobre a idade aproximada dos ossos do 'dinossauro de Davinópolis'. "A idade dos fósseis é de aproximadamente 100 milhões de anos. Não temos datação direta dos fósseis, mas pela idade das rochas em que eles foram encontrados, temos esse valor aproximado", explicou o paletontólogo Elver Luiz Mayer, que coordena a pesquisa na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

De acordo com os pesquisadores, o próximo passo é ter certeza da espécie do dinossauro, que também tem características de Titanossauro, um dos maiores dinossauros já conhecidos e que teria vivido durante o período Cretáceo.

"Ainda não sabemos a espécie do dinossauro, pois esse tipo de análise só pode ser feito após a preparação dos fósseis (remoção de camadas da rocha que está nos fósseis, remontagem de fragmentos, numeração dos fósseis etc). Sem poder observar os detalhes da anatomia não podemos fazer análises definitivas", conta Luiz Mayer.

Além disso, já existe um planejamento para que os fósseis retornem ao Maranhão para que, no futuro, seja possível criar uma exposição permanente em Davinópolis. "Desde que tomei conhecimento da ocorrência dos fósseis, estabeleci colaboração com profissionais do Maranhão. Eles são parte fundamental da nossa equipe interinstitucional e de lá para cá estamos tomando todas as providências para que o material seja estudado em conjunto e encaminhado para o Maranhão.", finalizou o pesquisador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.