Paralisação

Professores farão manifestações por precatórios do Fundef em Codó

Profissionais acusam gestão municipal de modificar destinação de R$ 4,2 milhões.

Ipolítica

Atualizada em 09/10/2023 às 15h56

CODÓ - Profissionais da educação municipal de Codó devem fazer na terça-feira (10) uma manifestação na Câmara Municipal contra um projeto de autoria da Prefeitura Municipal que destina R$ 4,2 milhões dos chamados precatórios do Fundef para o Orçamento do Executivo.

Com a medida, avaliam os profissionais, a gestão do prefeito Zé Francisco (PSD) pretende lançar mão dos recursos e aplicá-lo sem fazer os devidos repasses à categoria.

Os precatórios Fundef são dívidas judiciais que o Governo Federal tem com os municípios. Após o recálculo dos repasses realizados para o programa - depois rebatizado de Fundeb -, viu-se que havia diferenças. Em tese, os valores recebidos pelas gestões municipais só poderiam ser aplicados em melhorias para a educação e pagamento de profissionais.

No caso de Codó, o projeto que trata do assunto recebeu uma emenda substitutiva tornado sem efeito o plano de aplicação incialmente apresentado em julho deste ano. Segundo os professores, a ideia da Prefeitura é não fazer os repasses à categoria. O Imirante entrou em contato com a assessoria do prefeito Zé Francisco, e aguarda retorno.

Projeto redefine aplicação do recurso
Projeto redefine aplicação do recurso

Barreirinhas - Esta é a segunda manifestação de professores no Maranhão em menos de uma semana. na última sexta-feira (6) professores da rede pública municipal de Barreirinhas também realizaram uma paralisação de advertência contra a gestão municipal.

O movimento foi uma espécie de resposta ao não cumprimento de um acordo celebrado no mês de agosto entre o município e os educadores, que dizia respeito ao pagamento do reajuste salarial da categoria. 

A mobilização, que recebeu o nome de “Um dia de Paralisação”, foi coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Barreirinhas (SIMPROESSEMA – Núcleo de Barreirinhas). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.