CODÓ - Neste fim de semana, a Polícia Militar e membros do Conselho Tutelar reuniram-se com os donos de barracas que estarão vendendo bebidas, no Carnaval, em áreas de grande concentração, como o chamado corredor da folia.
A mensagem principal veio dos conselheiros – jamais vender bebida alcoólica para menores de idade. Franck Sousa fez até a leitura dos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente que tratam da proibição, artigos 81 e 243.
Dificuldades
Os barraqueiros ouviram atentamente as explicações, mas acham que enfrentarão dificuldades para cumprir a lei. Renato Pereira entende que os problemas começam pela identificação do menor e caso seja pedido documento para comprovar idade, as vendas serão prejudicadas.
"Mas, em todo caso, nós cumpriremos nosso dever até porque somos pais de família também e não gostaríamos de ver isso acontecer com nossos filhos também", afirmou.
A Polícia Militar não abre mão, mas o comandante, Major Jairo Xavier, falou em tom mais brando, por enquanto, pedindo apenas a colaboração de quem trabalhará com bebida alcoólica.
"Então nós estamos orientando todos os segmentos, todas as pessoas envolvidas, os barraqueiros, os vendedores de bebidas para que não forneça, não venda bebida para menores. Nós vamos apenas reforçar a lembrança de que as leis existem para serem cumpridas", frisou Xavier.
Aos pais
O Conselho Tutelar aproveitou a presença da imprensa na reunião para deixar um alerta também aos pais pedindo que eles sejam os maiores fiscalizadores do que diz o Estatuto e que evitem deixar as crianças na rua depois das 10 horas da noite. A fiscalização do Conselho será severa.
"Não aceitamos pais, mães, responsáveis levar criança com menos de 10 anos ficar lá até uma, duas, três horas da manhã. Vai ser autuado e se resistir nós vamos chamar a polícia", alertou a coordenadora do Conselho Tutelar Yraci de Sousa.
Saiba Mais
- Turma do Quinto escolhe samba-enredo para 2025
- Bloco C de Asa prestará homenagem ao Fofão no carnaval de 2025
- Resultado do Carnaval 2024 é mantido em São Luís após análise de recursos
- Bloco 'Príncipe de Roma' conquista bicampeonato do Grupo A no Carnaval de São Luís
- Marambaia é a grande campeã do Carnaval 2024 de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.