CODÓ - A Fundação para o Desenvolvimento Comunitário e Assistência Médica de Codó (Fundamed), continua atendendo gratuitamente pessoas carentes de toda a região e até de outros Estados com serviços de oftalmologia.
O centro de saúde da Fundação conta com o que há de mais moderno em equipamentos para cirurgias, inclusive com um facoemulsificador Legacy que orienta os cirurgiões em até seis idiomas. De acordo como o presidente, José Augusto Medeiros Silva, o equipamento de ponta é exigido pelo SUS para que as operações sejam aceitas como confiáveis.
- É um aparelho moderno que permite fazer uma incisão de apenas 1,75 milímetros para implante de uma lente dobrável e em fração de 10 minutos o paciente já pode ver normalmente - explicou o presidente da Fundamed.
O trabalho gratuito é feito desde 2004 e só este ano já rendeu 216 cirurgias de catarata, entre janeiro e agosto. O oftalmologista-cirurgião Samuel Corrêa de Carvalho diz que elas são mais comuns porque é uma doença do olho que aparece com o envelhecimento do cristalino.
- Do mesmo jeito que a pele, os cabelos e os dentes mudam, as estruturas dentro do olho também mudam. Então, com o envelhecimento do cristalino que é a lente que todos nós temos dentro do olho vai se formando a catarata. Eu diria que toda pessoa que vai chegando aos 60 ou 70 anos vai tendo um pouco da catarata. Claro que isso varia de indivíduo para indivíduo – explicou.
Mas os médicos, que são de Teresina, Piauí, também operam em casos de glaucoma (16 cirurgias), retiram a carne do olho, tecnicamente chamada de pterígio (64 no mesmo período) , retiram corpos estranhos da córnea (98) e prestam todo o acompanhamento pós-operatório (1.168 acompanhamentos). Todos os serviços prestados pela entidade de caráter filantrópico somam este ano 24.751 atendimentos.
O aposentado Antonio Rocha, apresentando sintomas de catarata, passou pela consulta e já vai se preparar para o atendimento de remoção do problema. Para ele, a rapidez no atendimento e gratuidade são importantes.
- Com certeza, a gente está tendo uma oportunidade porque o dinheiro não está fácil e aí tudo é caro. A gente achando quem faça assim de graça a gente aproveita. Muito bom e eu espero que tudo dê certo - ressaltou
A Fundamed vai realizar nos dias 26 e 27 de setembro vai realizar mais 50 cirurgias. O trabalho gratuito é possível graças a um convênio com o governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde.
- Perfeitamente graças ao convênio com a Secretaria de Estado da Saúde, a Fundamed pode cumprir a sua função social que é atende gratuitamente e com qualidade e você tem aí atendido resultados satisfatórios não apenas de Codó, mas de toda a região dos Cocais - concluiu José Augusto.
Saiba Mais
- InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
- Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
- Programa Melhor em Casa tem 68 equipes no Maranhão
- Ministério destina recurso para compra de testes de gravidez no Maranhão
- Programação oferece ações gratuitas de prevenção e tratamento para diabetes em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.