CIDELÂNDIA — A Operação Veneno Proibido foi deflagrada nesta quarta-feira (10) pela Polícia Civil em Cidelândia, com apoio da Delegacia de Açailândia, para investigar o desvio de herbicidas utilizados em plantações de uma empresa de reflorestamento. Segundo as investigações, funcionários responsáveis pela aplicação dos produtos estariam usando dosagens inferiores às recomendadas e desviando o restante para venda clandestina.
O esquema teria causado prejuízo significativo à empresa, que identificou inconsistências no consumo dos insumos e acionou as autoridades.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Como funcionava o desvio dos herbicidas
De acordo com a Polícia Civil, os investigados:
- Aplicavam quantidades menores de herbicida do que o recomendado
- Desviavam o excedente para comercialização ilegal
- Mantinham estoque clandestino dos produtos
Os herbicidas desviados eram revendidos de forma irregular, sem controle ou autorização, o que também representa risco ambiental e sanitário.
Mandados cumpridos e materiais apreendidos
Durante o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, a polícia encontrou:
- Grande quantidade de herbicidas desviados
- Uma arma de fogo
- Dois veículos utilizados no esquema
Um suspeito foi conduzido à delegacia e autuado por receptação qualificada.
Próximos passos da investigação
A Polícia Civil informou que a Operação Veneno Proibido segue em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de desvio e comercialização ilegal dos produtos. A empresa vítima do crime também deve colaborar com informações técnicas sobre o uso dos herbicidas e o impacto financeiro causado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.