Granizo em Chapadinha

VÍDEO: moradores de Chapadinha registram chuva de granizo

A noite deste sábado (16) foi marcada por uma chuva de granizo durante uma forte ventania com relâmpagos e trovões, em Chapadinha.

Imirante, com informações do g1

Atualizada em 27/12/2023 às 08h26
Granizo foi registrado em algumas regiões de Chapadinha. (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Granizo foi registrado em algumas regiões de Chapadinha. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

CHAPADINHA - No município de Chapadinha, moradores foram surpresos na noite deste sábado (16) por uma chuva de granizo durante uma forte ventania com relâmpagos e trovões. O momento foi registrado em vídeo compartilhado nas redes sociais.

Nas imagens, é possível ver a queda de pequenas pedras de gelo em uma rua da cidade. No entanto, o fenômeno não causou danos. Também não foram registrados feridos. Assista: 

A chuva de granizo ocorre normalmente após um dia muito quente, de acordo com especialistas. As pequenas pedras de gelo se formam dentro de cumulonimbus, nuvens de grande extensão vertical, que estão associadas com a ocorrência de tempestades com raios, trovões, chuva forte, ventos fortes, granizo e tornados.

Cumulonimbus. (Foto: Reprodução)
Cumulonimbus. (Foto: Reprodução)

No interior dessas nuvens, a temperatura pode chegar abaixo de zero, causando o congelamento de partículas de água que formam o granizo. 

Devido ao clima quente, a chuva de granizo acontece com pouca frequência no Maranhão. No entanto, o fenômeno também foi registrado em outubro deste ano no município de Lagoa Grande. Na ocasião, uma ventania arrancou tetos de casos e parte do forro de um posto de combustível. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.