Meio Ambiente

Buriticupu: audiência discute Comitê da Bacia do Mearim

O evento contou com a participação de diversos setores da sociedade.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

BURITICUPU – Com o objetivo de criar o Comitê de Bacia Hidrográfica do Mearim, foi realizada uma audiência pública auditório da Câmara de Vereadores de Buriticupu. Na oportunidade, foi divulgado o projeto de elaboração do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim, que será executado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Resultado de parceria entre o governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional, o plano é fruto de uma gestão participativa que integra o poder público, sociedade civil organizada, usuários das águas, conselhos, comitês e comunidade dos 83 municípios que compõem a Bacia do Mearim.

Com a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim, pretende-se prevenir as inundações provocadas pelas cheias do rio, bem como trabalhar melhor suas potencialidades hídricas.

Participaram da audiência, representantes da Universidade Federal do Maranhão, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de Agricultura, além de diversos conselhos, sindicato dos professores, dos trabalhadores rurais, da agricultura familiar; Cáritas do Brasil, usuários de água, entre outros.

Comitê

A audiência de Buriticupu faz parte de uma série que aconteceu em cinco municípios maranhenses. O objetivo foi divulgar o edital de criação do Comitê da Bacia do Mearim. Foram realizadas audiências também nos municípios de Grajaú, Pedreiras, Bacabal, Pindaré e Viana.

Os Comitês são espaços para representação, articulação e conciliação de interesse e ideias de diversos atores em torno da questão da água na bacia hidrográfica onde atuam. Eles têm funções deliberativa e normativa.

Foram criados para promover a gestão das águas de forma descentralizada, com a participação de diferentes setores da sociedade, tendo a bacia hidrográfica como unidade de gestão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.