Alimentação

Projeto melhora qualidade da alimentação de passageiros e motoristas

A parceria do Sebrae com as empresas buscam melhorar a qualidade do atendimento e da alimentação oferecida nas estradas.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

BURITICUPU - Quem viaja de ônibus sabe que em muitas cidades não há restaurantes e lanchonetes que reúnam qualidade no atendimento, higiene e infraestrutura para receber adequadamente os viajantes.

O “Programa Boa Mesa”, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com empresas de transporte, tem o objetivo de melhorar a qualidade das refeições servidas nos restaurantes onde os ônibus fazem suas paradas durante as viagens. É considerado referência no país e já mudou consideravelmente a higiene e a infraestrutura de vários estabelecimentos.

Além de consultorias na área de higiene, atendimento ao cliente e infraestrutura, o dono da empresa recebe noções de gestão financeira e marketing empresarial. Reginaldo Medeiros, gestor da regional do Sebrae em Açailândia – que atende ao município de Buriticupu – informou que o papel do Sebrae dentro desse processo é levar principalmente educação empreendedora e uma melhor alimentação aos clientes.

No Maranhão, estabelecimentos de diferentes cidades participam do projeto. Raimundo Franco, proprietário de um restaurante, está no projeto desde 2012 e conta que, desde então, tem realizado mudanças significativas em seu estabelecimento – das vestimentas dos funcionários à infraestrutura, da alimentação ao atendimento – tudo tem se transformado. A consultora do Sebrae Maracir Pegado orientou o proprietário, neste mês de março, para que fossem implantadas novas mudanças.

Entre as mudanças mais significativas está a qualidade do atendimento e da alimentação. A passageira Sebastiana Silva confirmou que, além disso, o preço continuou o mesmo. “Sempre viajo nessa linha para tratamento médico em Teresina ( PI ) e percebo que muita coisa está mudada. A comida está muita boa e o melhor, o preço não subiu exageradamente”, analisou.

Atendendo a todas as normas, Franco conta que agora é obrigatório o uso de toucas e que tem investido para que o atendimento também seja de excelência. Para isso, os funcionários também participarão de cursos e capacitações que irão elevar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos clientes e aos motoristas.

Estes possuem sala especial com televisão, ar condicionado e todo o conforto possível para que possam prosseguir viagem tranquilamente após a alimentação. Porém, os clientes também não são deixados de lado. O ambiente é espaçoso e garante tranquilidade para quem poderá almoçar com a certeza de um alimento bem preparado.

Medeiros afirma que é preciso que os clientes tenham segurança ao consumir os alimentos vendidos no local e por isso este trabalho está sendo feito gradualmente. “Utilizamos a metodologia do cliente oculto e dessa forma ele pode avaliar todos os aspectos que precisam ser melhorados e os que já foram modificados após as visitas. Vamos ver também as reações dos funcionários a situações adversas”, destacou.

Raimundo Franco afirma que o programa é bem rígido, porém, vai continuar implantando todas as sugestões necessárias para prosseguir oferecendo um bom atendimento e boa alimentação para os viajantes e motoristas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.