Apreensão

Operação combate desmatamento em áreas federais

Só no Maranhão, foram aplicadas multas que ultrapassam os R$ 2,3 milhões.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

BURITICUPU - De acordo com as estratégias traçadas pelo Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA), para 2013, está sendo executada a operação Hiléia Pátria, pelo Ibama, que tem como objetivo combater o desmatamento ilegal em áreas federais na Amazônia, em Estados como o Maranhão, Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.

Somente no Maranhão, já foram apreendidos quatro tratores, três armas, três caminhões, 16 serrarias, além de mais de 4.370m³ de madeira, equivalente a 110 carretas lotadas. Além dessas apreensões, foram aplicadas multas que ultrapassam os R$ 2,3 milhões.

Iniciada em junho deste ano, a operação, atualmente sediada no município de Buriticupu, mantém outras bases em várias cidades do Estado, com agentes do Ibama ocupando áreas protegidas com histórico de exploração ilegal de madeira.

 Serrarias apreendidas pelo Ibama/ Foto: Badaró Ferrari/Ibama
Serrarias apreendidas pelo Ibama/ Foto: Badaró Ferrari/Ibama

Serrarias

Segundo o Núcleo de Inteligência do Ibama no Maranhão, o Estado é um dos maiores fornecedores de madeira beneficiada para o nordeste brasileiro. Somente na cidade de Buriticupu, foram contabilizadas 95 serrarias registradas no Cadastro Técnico Federal (CTF). Destas, apenas 25 existem de fato. 90% destas, ou seja, 22 estão com algum tipo de irregularidade, como ter em depósito madeira sem origem, falta de licenças válidas ou com licenças vencidas e descumprimento de embargo.

Apreensão

A madeira apreendida, segundo informa o superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão, já está em processo de doação, no qual cinco municípios receberão 1500m³ de madeira. São eles: Bom Jesus das Selvas; Araguanã; Gov. Newton Belo; Bom Jardim; e Santa Luzia do Paruá. A operação, que conta com uma parceria entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa, conta, também, com a atuação do Exército Brasileiro, por meio da Força Tarefa Pátria Brasil, além do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/MA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

*Com informações da Ascom/ Ibama

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.