BRASIL – O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou nesta terça-feira (11) que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deveria destravar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada de trabalho 6x1 caso queira se reaproximar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A declaração ocorreu durante uma reunião com a bancada do PT na Câmara dos Deputados. Segundo relatos de participantes, Edinho foi questionado sobre a relação entre Lula e Alcolumbre e afirmou que a aprovação da PEC seria um gesto concreto de aproximação entre os dois.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Além da proposta que trata da jornada de trabalho, o presidente do PT citou outros temas de interesse do governo que estão parados no Senado, como a PEC da Segurança Pública e o projeto relacionado à exploração de terras raras.
PEC do 6x1
A PEC que trata do fim da jornada de trabalho 6x1 foi aprovada pela Câmara dos Deputados no fim de maio e está parada no Senado desde então. A proposta é considerada uma das prioridades do governo Lula para votação antes das eleições de 2026.
A aprovação da medida é vista pelo governo como uma possível vitrine para a campanha eleitoral, principalmente por envolver uma pauta relacionada às condições de trabalho.
Alcolumbre teria sinalizado a interlocutores do Palácio do Planalto que as propostas consideradas prioritárias pelo governo só devem avançar no Senado após uma conversa com Lula.
Reaproximação entre Lula e Alcolumbre
Lula e Alcolumbre se reuniram na semana passada, após mais de três meses sem contato direto. O distanciamento ocorreu depois de uma derrota do governo no Senado, que rejeitou a indicação de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
O encontro entre os dois foi articulado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e contou também com a participação do ministro Cristiano Zanin.
Há expectativa de uma nova conversa entre Lula e Alcolumbre nesta terça-feira (11). A possibilidade foi levantada pelo ministro José Guimarães, da Secretaria de Relações Institucionais, durante uma reunião da articulação política do governo no Palácio do Planalto.
A expectativa é que Guimarães e a líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE), acompanhem a reunião.
O encontro deve tratar de propostas de interesse do governo que estão paradas no Congresso e é visto como uma tentativa de destravar a agenda do Palácio do Planalto no Senado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.