Diesel

Alckmin diz que só um estado não aderiu ao subsídio do diesel

Alckmin afirma que 26 estados já aderiram ao subsídio do diesel e diz que medida busca conter a alta dos combustíveis

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

Alckmin diz que apenas um estado não aderiu ao subsídio do diesel e destaca impacto da medida no preço dos combustíveis
Alckmin diz que apenas um estado não aderiu ao subsídio do diesel e destaca impacto da medida no preço dos combustíveis ( Foto: José Cruz/Agência Brasil)

BRASÍLIA – O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou, nesta segunda-feira (13), que apenas um estado ainda não aderiu ao subsídio do diesel proposto pelo governo federal. A medida faz parte de um pacote para conter a alta dos combustíveis.

Segundo Alckmin, 26 das 27 unidades da Federação já aceitaram participar do programa, que prevê divisão de custos entre União e estados. “Vinte e seis estados já aderiram. De repente, a gente chega à unanimidade, aos 27”, declarou.

Adesão dos estados

O vice-presidente não informou qual unidade ainda não aderiu ao subsídio do diesel. Há duas semanas, ele havia citado que Rio de Janeiro e Rondônia indicaram que não participariam da proposta.

A adesão ao programa é voluntária, e os estados que participam precisam reduzir o ICMS para receber o complemento federal.

Como funciona o subsídio

De acordo com Alckmin, o governo federal retirou PIS/Cofins do diesel e criou um mecanismo de compensação para os estados que aderirem à medida.

“O governo tirou o PIS Cofins do diesel, colocou um subsídio federal no diesel e convidou os estados para também participar. Não obrigou ninguém.”

Ele explicou que, ao reduzir o ICMS em 0,32 centavos, os estados recebem igual valor da União, o que resulta em uma redução total de 0,64 centavos por litro durante dois meses.

Produção nacional de diesel

Alckmin também afirmou que o Brasil pode se tornar autossuficiente na produção de diesel nos próximos anos, com a construção de novas refinarias.

“Há um estudo da Petrobras que, em cinco anos, pode zerar [a importação de diesel].”

Segundo ele, apesar da projeção, o país ainda depende de importação atualmente, o que justifica medidas como o subsídio do diesel para conter impactos no preço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.