STF

Lula enviará o nome de Jorge Messias para o STF ao Senado

Lula envia indicação de Jorge Messias ao STF; Senado fará sabatina e votação para definir se advogado-geral da União assume vaga na Corte

Ipolítica, com informações do g1

Lula indica Jorge Messias ao STF; Senado analisará nome em sabatina e votação antes da posse como ministro da Corte
Lula indica Jorge Messias ao STF; Senado analisará nome em sabatina e votação antes da posse como ministro da Corte (José Cruz / Agência Brasil)

BRASÍLIA – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que será enviada ao Senado a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A mensagem formaliza a escolha e permite o início do processo de análise no Congresso, que inclui sabatina e votação.

Envio da indicação ao Senado

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, a indicação de Jorge Messias seria enviada ainda na terça-feira (31). No entanto, até a manhã desta quarta-feira (1º), o Senado informou que ainda não havia recebido o documento.

A escolha de Messias havia sido anunciada por Lula em novembro de 2025, mas a formalização demorou cerca de 130 dias.

Etapas da aprovação no Senado

Após o envio da mensagem, o nome indicado passa por um processo previsto na Constituição e no regimento do Senado.

A tramitação inclui análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com indicação de relator, apresentação de parecer e realização de sabatina do indicado.

“Para ser aprovado, o nome precisa de pelo menos 41 votos favoráveis no plenário”, conforme as regras do Senado.

Se aprovado, o presidente da República publica o decreto de nomeação, e o STF marca a posse do novo ministro.

Vaga aberta no Supremo

Jorge Messias foi indicado para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria em outubro do ano passado, após mais de 12 anos na Corte.

Com a posse, o novo ministro assume os processos do antecessor e passa a integrar a Segunda Turma do tribunal.

Perfil de Jorge Messias

Atual chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias tem 45 anos e é natural de Pernambuco. Está no governo desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023, e integrou a equipe de transição antes da posse.

Servidor público desde 2007, já atuou em órgãos como Banco Central e BNDES e ocupou cargos estratégicos no Executivo, incluindo a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República e funções no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Messias é considerado um nome de confiança do presidente e tem apoio de setores do governo.

Trajetória no governo

Durante o governo Dilma Rousseff, ele ganhou projeção ao atuar na área jurídica da Presidência.

Na época, ficou conhecido após ter o nome citado em gravação da Operação Lava Jato, quando foi mencionado como “Bessias” devido à qualidade do áudio.

Desde então, consolidou carreira no serviço público e passou a ocupar posições de destaque na estrutura do Executivo federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.