BRASIL - A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reagiu nesta quarta-feira (18) ao rebaixamento da Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro 2026. A escola levou à Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nos stories do Instagram, Janja compartilhou o verso do samba-enredo: “Lute para vencer, aceite se perder. Se o ideal valer, nunca desista”. Em seguida, republicou imagem de um carro alegórico da Acadêmicos de Niterói com a frase “A arte não é para os covardes”.
A Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação do Grupo Especial e foi rebaixada para a Série Ouro.
Desempenho da Acadêmicos de Niterói
Durante a apuração, a Acadêmicos de Niterói recebeu apenas duas notas 10. A escola também enfrentou problemas na dispersão ao fim do desfile.
O enredo que homenageou Lula foi alvo de ações judiciais que pediam a suspensão da apresentação sob o argumento de propaganda eleitoral antecipada.
Liberada para desfilar por não ocupar cargo público, Janja optou por acompanhar a apresentação da arquibancada, ao lado do presidente. No carro alegórico inicialmente previsto para a primeira-dama, a cantora Fafá de Belém ocupou o espaço.
Em nota, Janja afirmou que, “mesmo com toda segurança jurídica” para participar do desfile, decidiu não entrar na avenida para permanecer ao lado do presidente.
Presença de autoridades na Sapucaí
Lula e Janja assistiram ao desfile no camarote da prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD). O presidente também desceu à avenida para cumprimentar integrantes das escolas que se apresentaram no domingo, entre elas:
- Acadêmicos de Niterói
- Imperatriz Leopoldinense
- Portela
- Mangueira
Janja classificou a Acadêmicos de Niterói como “extremamente corajosa” por “enfrentar tudo e todos” para levar o enredo à avenida.
Críticas e ações na Justiça
O desfile da Acadêmicos de Niterói provocou reação da oposição. O Partido Novo anunciou que deve acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a inelegibilidade de Lula. A legenda já havia tentado barrar a apresentação.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou o desfile e afirmou que o presidente utilizou dinheiro público para “fazer campanha antecipada”.
A Frente Parlamentar Católica e a Frente Parlamentar Evangélica também criticaram o conteúdo apresentado pela Acadêmicos de Niterói, alegando desrespeito à fé cristã.
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) afirmou que a escola cometeu prática de preconceito religioso contra cristãos.
Já o presidente nacional do PT, Edinho Silva, classificou como “ridícula” a tentativa de transformar a homenagem em desgaste político.
Mesmo com o rebaixamento, a Acadêmicos de Niterói segue no centro do debate político após o desfile que marcou o Carnaval 2026.
Saiba Mais
- Mesmo sob chuva, Baile do PV mantém multidão e marca estreia de artista maranhense em trio elétrico
- Micareta de carroças: Micarroça em Rosário leva multidão às ruas há 40 anos
- Blocos organizados e Tambor de Crioula abrem a programação na Passarela do Samba nesta quinta (19)
- Xand Avião, Pablo, Claudia Leitte e Natanzinho Lima agitam Lava Pratos de Imperatriz 2026
- Unidos do Viradouro é campeã do Carnaval do Rio 2026 com desfile emocionante em homenagem a Mestre Ciça
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.