caso master

CPI do INSS vai cobrar explicações de Vorcaro sobre encontros com Toffoli

Relator Alfredo Gaspar diz que apresentará reportagem sobre reuniões entre o dono do Banco Master e o ministro do STF durante depoimento na comissão.

Ipolítica, com informações do Estadão

Vorcaro terá de explicar reuniões com Toffoli à CPI do INSS.
Vorcaro terá de explicar reuniões com Toffoli à CPI do INSS. (Banco Master)

BRASIL - A CPI do INSS deve cobrar explicações de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, sobre encontros presenciais que ele teve com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que exibirá, durante o depoimento, uma reportagem que aponta mais de dez encontros entre Vorcaro e o ministro entre 2023 e 2024.

Encontros e investigação no STF

Segundo a publicação, as reuniões teriam ocorrido principalmente em eventos, jantares e festas em Brasília. Investigadores veem indícios de proximidade entre os dois.

Toffoli foi relator de investigação envolvendo o Banco Master no STF.

Vorcaro prestará depoimento à CPI do INSS na próxima segunda-feira, 23. A oitiva chegou a ser marcada para 5 de fevereiro, mas foi adiada a pedido da defesa do banqueiro.

Em nota divulgada na semana passada, Toffoli afirmou que não mantém “relação de amizade” com Vorcaro e declarou que “jamais recebeu qualquer valor” do empresário. O ministro confirmou, no entanto, que é sócio e recebeu dividendos de empresa que realizou negócios com fundo de investimentos ligado ao banqueiro.

Pressão da oposição

A relação entre Vorcaro e Toffoli deve ser um dos principais pontos de questionamento por parlamentares da oposição.

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) afirmou que os encontros levantam dúvidas sobre a atuação do ministro no caso.

Já a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) declarou que não considera crime um ministro da Suprema Corte manter relações pessoais com empresários, mas avaliou que Toffoli deveria ter se declarado impedido de atuar na investigação.

Pedido de impeachment

Damares integra o grupo que pressiona o Senado a pautar pedido de impeachment contra Toffoli. O requerimento se baseia em dispositivos da Lei de Impeachment que tratam de suspeição, descumprimento de deveres e conduta incompatível com a dignidade do cargo.

Cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidir se o pedido será analisado.

A expectativa é que o depoimento de Vorcaro aprofunde o debate sobre eventual conflito de interesses e amplie a tensão política em torno da atuação do ministro no caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.