Vai atuar na campanha de Lula

Haddad confirma saída do Ministério da Fazenda em fevereiro

Ministro afirma que participação na eleição de 2026 é incompatível com o cargo e defende transição antecipada na equipe econômica.

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

Haddad disse já ter comunicado a decisão a Lula e não confirmou se será candidato nas eleições do próximo ano
Haddad disse já ter comunicado a decisão a Lula e não confirmou se será candidato nas eleições do próximo ano (Valter Campanato/Agência Brasil)

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta quinta-feira (18) que pretende deixar o governo em fevereiro de 2026. Em conversa com jornalistas, Haddad afirmou que deseja colaborar diretamente com a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que considera incompatível com o exercício da função à frente da pasta econômica.

Pela legislação eleitoral, ministros que pretendem disputar as eleições de 2026 têm prazo até 3 de abril do próximo ano para se desincompatibilizar do cargo. Haddad, no entanto, afirmou que pretende antecipar a saída para permitir que o próximo titular da Fazenda tenha tempo de preparar medidas estratégicas do início do ano.

Segundo o ministro, a ideia é que o sucessor seja responsável pela elaboração da primeira edição de 2026 do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, prevista para março, além do envio ao Congresso Nacional do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027, que deve ser encaminhado até 15 de abril.

Haddad informou que já comunicou sua intenção ao presidente Lula, mas não confirmou se será candidato em 2026.

Em primeiro lugar, manifestei o desejo de colaborar com a campanha do presidente Lula. E isso é incompatível com os requisitos da Fazenda. Não tem como colaborar com a campanha no cargo de ministro da Fazenda”, declarou.

Segundo ele, a troca de comando antecipada permitiria uma transição mais organizada na condução da política econômica.

Conversei com o presidente no sentido de que, se meu pleito for atendido, uma mudança no comando da Fazenda seria importante para garantir continuidade e previsibilidade”, acrescentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.