Após operação da PF

Entenda o motivo da prisão preventiva de Bolsonaro

Decisão foi tomada após convocação de vigília em frente ao condomínio do ex-presidente Bolsonaro

Ipolítica, com informações da GloboNews

Atualizada em 22/11/2025 às 07h57
Bolsonaro foi preso neste sábado (22) em operação da PF por determinação do STF
Bolsonaro foi preso neste sábado (22) em operação da PF por determinação do STF (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

BRASÍLIA, DF – A prisão de Jair Bolsonaro (PL), decretada na manhã deste sábado (22) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), teve como base a necessidade de garantir a ordem pública. A medida foi tomada após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, convocar uma vigília em frente ao condomínio onde Bolsonaro cumpria prisão domiciliar, em Brasília.

PF viu risco de aglomeração e ameaça à segurança

De acordo com avaliação da Polícia Federal (PF), o ato convocado poderia gerar grande aglomeração na área residencial, criando riscos para participantes, agentes policiais e para o próprio ex-presidente. As informações foram divulgadas pelo jornalista Valdo Cruz, da GloboNews.

Segundo a PF, havia preocupação com:

  • Descontrole de fluxo de apoiadores em área residencial sensível;
  • Possíveis confrontos entre manifestantes e forças de segurança;
  • Comprometimento do cumprimento das medidas cautelares;
  • Risco direto à integridade de Bolsonaro durante o ato.
  • A medida preventiva foi solicitada pela corporação ao STF ainda na noite de sexta-feira (21).

PF confirma cumprimento de mandado

Em nota oficial, a Polícia Federal informou que deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido por decisão do Supremo Tribunal Federal. A ação ocorreu nas primeiras horas da manhã.

Defesa de Bolsonaro diz que não foi notificada

A defesa de Jair Bolsonaro afirmou que, até 6h40, ainda não havia sido oficialmente comunicada sobre a prisão do ex-presidente. Advogados disseram que aguardam acesso à decisão para se manifestarem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.