BRASIL - O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, nesta segunda-feira (6), que teve uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, o diálogo abordou temas econômicos e comerciais entre os dois países.
Em publicação nas redes sociais, Trump descreveu o contato como positivo e destacou o interesse em aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o Presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, escreveu Trump.
Conversa tratou de economia e comércio bilateral
Segundo o presidente americano, o diálogo teve como foco a cooperação econômica e comercial. Trump afirmou que pretende manter novas rodadas de conversas e até um encontro presencial com Lula “em breve”, sem especificar datas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o contato e descreveu a conversa como cordial e produtiva.
Lula afirmou que o diálogo representou uma oportunidade para restaurar as relações amistosas entre as duas maiores democracias do Ocidente, destacando os 201 anos de laços diplomáticos entre Brasil e Estados Unidos.
“Recebi, nesta manhã, telefonema do presidente Trump. Conversamos por 30 minutos e relembramos a boa química que tivemos no encontro em Nova York, por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”, disse Lula.
Durante a ligação, o presidente brasileiro ressaltou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm superávit comercial em bens e serviços. Ele solicitou a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos nacionais e o fim de medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.