PENALIDADE

Bolsonaro pode ficar inelegível até 2062 após condenação

Isso ocorre porque a inelegibilidade de oito anos só começa a contar após o cumprimento da pena.

Ipolítica

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Lula Marques / Agência Brasil)

BRASIL - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá permanecer inelegível até 2062, após a condenação a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Isso ocorre porque a inelegibilidade de oito anos só começa a contar após o cumprimento da pena. Atualmente, Bolsonaro já está impedido de concorrer a cargos eletivos até 2030 em razão de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder.

O prazo fora das eleições está previsto na Lei de Ficha Limpa, que aplica a penalidade nos casos de condenação dada por órgão judicial colegiado.

JULGAMENTO 

Os condenados pela tentativa de golpe de Estado. Eles integram o Núcleo 1 da tentativa de golpe, conforme a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além das penas privativas de liberdade (prisão), também foram estabelecidas multas para sete dos réus. Todos também foram condenados a pagar, de forma solidária, uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. O valor foi imposto a todos os condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.