BRASIL - O Nordeste do Brasil registrou mais de 12 milhões de passageiros nos dez principais aeroportos da região, entre janeiro e abril de 2025. O volume representa um acréscimo de 170 mil passageiros em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19. Os dados constam no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em comparação com 2024, o crescimento foi ainda mais expressivo: 668 mil passageiros a mais, o que representa um salto de 5,9%. Considerando apenas o mês de abril deste ano, foram registrados 2,8 milhões de passageiros, em voos nacionais e internacionais — resultado que segue a tendência nacional de recuperação.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o desempenho reforça o papel do Nordeste no fortalecimento da aviação civil, especialmente com o aumento dos investimentos no setor. “Os números mostram que a região segue em expansão, consolidando sua presença no mercado global e fortalecendo suas rotas estratégicas, tanto dentro do Brasil quanto para destinos internacionais”, destaca o ministro.
Cenário nacional
Em todo o Brasil, a quantidade de usuários do transporte aéreo nos quatro primeiros meses de 2025 já é 4% maior do que a registrada em 2019. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a projeção é que, até o fim do ano, a movimentação atinja o melhor patamar da série histórica, com mais de 123 milhões de passageiros.
Para o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, os resultados refletem não apenas o crescimento do turismo, mas também o impacto positivo dos investimentos no setor. “Com mais brasileiros viajando pelo Nordeste, temos um setor fortalecido em uma região que utiliza o transporte aéreo como catalisador do desenvolvimento, capaz de gerar novas oportunidades em diversos setores da economia", disse o secretário.
Desempenho por aeroporto
O Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco, segue como o mais movimentado da região, com 3,1 milhões de passageiros entre janeiro e abril deste ano — aumento de 3,4% em relação a 2024.
O aeroporto de Salvador, na Bahia, ocupa a segunda posição. Foram 2,5 milhões de passageiros nos quatro primeiros meses de 2025, volume 5% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Em termos percentuais, o maior crescimento foi observado em João Pessoa (PB): 585 mil passageiros em 2025 — alta de 16,3% em relação a 2024 e de 16,4% em comparação com 2019.
A capital alagoana, Maceió, também se consolida como um dos principais destinos turísticos do país. Mais de 977 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto da cidade — aumento de 12,2% em relação aos 870 mil registrados no ano passado e de 30% em relação a 2019.
Outros destaques por capital:
- Fortaleza (CE): 1,8 milhão de passageiros — aumento de 4,4% em relação a 2024.
- Natal (RN): 794 mil passageiros — aumento de 5,2%.
- São Luís (MA): 488 mil passageiros — aumento de 6,5%.
- Aracaju (SE): 425 mil passageiros — aumento de 6,8%.
- Teresina (PI): 334 mil passageiros — queda de 5,8%.
Interior em destaque
Entre os aeroportos localizados fora das capitais, o destaque vai para Porto Seguro (BA). Entre janeiro e abril de 2025, foram registrados 821 mil passageiros — aumento de 12,3% em relação aos 731 mil no mesmo período de 2024 e de 30,9% em comparação com 2019.
Vale lembrar que os meses de janeiro a março correspondem ao verão, período de férias escolares e carnaval, o que impulsiona o turismo e, consequentemente, a demanda por passagens aéreas para destinos no Nordeste.
Vale destacar que os meses de janeiro a março são marcados pelo período de verão, férias escolares e carnaval. Esses fatores proporcionam aos destinos do Nordeste um aumento do turismo, o que, consequentemente, reflete na procura por passagens aéreas para quase todos os estados.
Saiba Mais
- Funcionários denunciam furtos de bagagens despachadas no aeroporto de São Luís
- Aeroporto de Imperatriz recebe prêmio nacional de 'Melhor Aeroporto Regional do Nordeste'
- Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
- Aeroporto de São Luís divulga orientações a passageiros para os cuidados com a bagagem de mãos
- Aeroporto de São Luís deve receber mais de 49 mil pessoas entre Natal e Ano Novo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.