Vivência Legislativa

Estudante de Grajaú será empossada Jovem Senadora em Brasília

Ao todo, serão empossados 27 jovens senadores - um de cada estado e do Distrito Federal -, para a experiência de uma semana de atuação no Senado da República.

Ipolítica, com informações da Agência Senado

Jovens senadores empossados em 2023 no Senado Federal
Jovens senadores empossados em 2023 no Senado Federal (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

BRASÍLIA - Wemilly Vitória Leda Dias, estudante do CEM Professor Dimas Simas Lima, da cidade de Grajaú, no Maranhão, vai tomar posse na próxima segunda-feira (5) como Jovem Senadora, para a Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. 

Ao todo, serão empossados 27 jovens senadores - um de cada estado e do Distrito Federal -, para a experiência na chamada Câmara Alta do país. 

A cerimônia, na qual também ocorrerá a eleição da Mesa, começa às 10h30, no Plenário da Casa.

Até a próxima sexta (9), tanto Wemilly, quanto os demais estudantes — inseridos no ensino médio de escolas públicas estaduais — vão vivenciar a rotina dos parlamentares, conhecerão a estrutura e o funcionamento do Senado e deverão propor sugestões que podem se transformar em projetos de lei. Os jovens também participarão de visitas guiadas, palestras, debates e simulações de atividades legislativas.

Ao final da semana, as proposições apresentadas nas salas de comissões parlamentares são votadas em sessão plenária. Assim, por meio de ideias legislativas, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as sugestões de projetos sejam acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). 

Leia também: Flávio Dino marca julgamento de ação sobre escolha de membro do TCE-MA

Participação
A edição de 2024 teve a participação recorde de 171 mil inscritos de mais de 4 mil escolas. Os 27 alunos selecionados foram escolhidos por meio de um concurso de redação com o tema "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia", realizado nas escolas públicas, seguido por etapas estaduais.

Dos selecionados, 15 meninas e 12, meninos, com idades entre 15 e 18 anos. Mais de 80% vivem em cidades do interior. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganhará um notebook como prêmio. Os professores orientadores também acompanham os estudantes a Brasília e receberão notebooks.

Conhecimento
O objetivo do Programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado.

O encerramento da edição de 2024 do programa está marcado para as 9h da sexta-feira (9), no Plenário do Senado. Na sessão, os jovens senadores discutem e votam os projetos apresentados por eles ao longo da semana. Ao fim dos trabalhos, as proposições são publicadas no Diário do Senado Federal.

Saiba Mais

Wemilly Vitória Leda Dias foi a 1º colocada do Maranhão na edição 2024 do programa Jovem Senador. Ela venceu o concurso de redação que tinha como tema: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.