Com abstenções

Comissão debate denúncias de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó

A deputada Delegada Ione (Avante-MG), que pediu a audiência, explica que, recentemente, o tema tomou conta das redes sociais e do cenário político.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Câmara debate tema nesta quarta-feira
Câmara debate tema nesta quarta-feira (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados debate, nesta quarta-feira (10), denúncias de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó, no Pará. A deputada Delegada Ione (Avante-MG), que pediu a audiência, explica que, recentemente, o tema tomou conta das redes sociais e do cenário político.

"O assunto já vem sendo tratado ao longo dos anos. O primeiro registro sobre as acusações de exploração infantil na região surgiu em 2006. À época, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados abriu inquérito por conta das acusações. Os documentos apontavam o suposto envolvimento de autoridades da região no caso da Ilha do Marajó", explica Delegada Ione.

Leia também: Câmara volta a cancelar sessão por problemas na energia elétrica

Ela acrescenta que, em 2010, os abusos se tornaram tema de comissões locais. "Isso levou o Senado a realizar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar o assunto. A CPI discutiu dezenas de denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no arquipélago", lembra.

Segundo a deputada, pela gravidade da situação, novamente trazida pelas denúncias, a Câmara dos Deputados estuda agora a  instalação de comissão externa e de uma CPI para tratar do tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.