Ato na Paulista

Ato de Bolsonaro neste domingo terá governadores e parlamentares

Bolsonaro reunirá aliados políticos e simpatizantes na Avenida Paulista neste domingo para tentar demonstrar força política após ações da PF.

Ipolítica, com informações do Estadão

Bolsonaro fará discurso em trio elétrico em ato que reunirá partidos, aliados políticos, eleitores e simpatizantes
Bolsonaro fará discurso em trio elétrico em ato que reunirá partidos, aliados políticos, eleitores e simpatizantes (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

SÃO PAULO - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai reunir governadores, parlamentares, aliados políticos, simpatizantes e eleitores na tarde deste domingo (25) na Avenida Paulista, num ato público. Ele afirma que o ato defenderá a Constituição e a democracia do país.

O ato foi convocado depois de o ex-presidente ter se tornado alvo de ações de busca e apreensão e ter se tornado investigado pela Polícia Federal (PF) por suposta tentativa de golpe contra o Estado. Ele nega as acusações e afirma que jamais planejou impedir a posse do presidente eleito Lula (PT).

O ex-presidente pediu para que os participantes do ato não levem faixas e cartazes com ataques direcionados a figuras públicas ou membros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele teme que protestos sejam utilizados contra ele nas investigações. 

O pastor Silas Malafaia é o idealizador do ato e deve assegurar o aluguel de um trio elétrico para que o ex-presidente faça um discurso para os apoiadores. Outros organizadores da manifestação são o ex-ministro da Secretaria da Comunicação Social da Presidência (Secom) Fabio Wajngarten e o deputado federal Zucco (PL-RS).

O palanque de Bolsonaro deve contar com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Leia também: Flávio Dino estreia esta semana no STF

Ex-ministros

Ex-ministros de Bolsonaro que cumprem mandatos no Congresso também estarão presentes no ato. São eles: Ciro Nogueira (ex-ministro da Casa Civil e senador PP-PI); Ricardo Salles (ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal PL-SP); Jorge Seif (ex-secretário da Pesca e Aquicultura e senador PL-SC); e Marcos Pontes (ex-ministro da Ciência e Tecnologia e senador PL-SP).

Alvo de uma operação da Polícia Federal no mês passado, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), que é líder da Oposição na Câmara dos Deputados, é um dos principais aliados de Bolsonaro no Congresso que estarão no evento.

Também participarão prefeitos de municípios de todas as regiões do país, vereadores, deputados estaduais e lideranças partidárias. 

O líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) e os líderes do PL na Câmara e no Senado, Altineu Côrtes (RJ) e Carlos Portinho (RJ), também garantiram presença no ato.

Na lista dos deputados, também está o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR). A FPA possui 324 deputados e 50 senadores e cultivou uma proximidade com Bolsonaro no governo anterior. Em contrapartida, a bancada do agro travou embates com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado, consolidando a maior derrota do governo até então, quando foi aprovado o marco temporal das terras indígenas.

As lideranças vão se somar a parlamentares do “núcleo duro” do bolsonarismo como os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Carla Zambelli (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS), Pastor Marco Feliciano (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e o senador Magno Malta (PL-ES).

O ato está marcado para ser iniciado às 15h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.