Justiça Eleitoral

TRE/PR aguarda indicação de novo membro por Lula para julgar Moro

Sergio Moro é alvo de ação que aponta abuso de poder econômico na sua campanha, em 2022; Lula deve indicar novo membro da Corte para que julgamento aconteça.

Ipolítica, com informações do Globo

Sergio Moro é alvo de ação que pode resultar na cassação de seu mandato
Sergio Moro é alvo de ação que pode resultar na cassação de seu mandato (Waldemir Barreto / Agência Câmara)

BRASÍLIA - O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) aguarda a formalização de indicação de um novo membro por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ocorra o julgamento do senador Sergio Moro (União-PR), alvo de ação por abuso de poder econômico no pleito de 2022.

O processo pode resultar na cassação de mandato do senador, que atuou como juiz federal e condenou Lula no âmbito da Lava Jato.

Lula já indicou para a vaga que estava aberta na Corte Eleitoral do Paraná, o advogado José Rodrigo Sade. A indicação de Sade, contudo, ainda não foi publicada e oficializada, portanto, no Diário Oficial da União. 

O advogado ainda não tomou posse no cargo e as ações que devem ser apreciadas pelo Pleno seguem aguardando o trâmite para concluírem as pautas de julgamento.

A expectativa, entre interlocutores do Planalto, é que a publicação aconteça até o fim desta semana, o que possibilitaria, em tese, que Sade tomasse posse já na próxima segunda-feira. No entanto, não existe um prazo estipulado para que nenhuma das duas coisas ocorra.

Leia também: Bolsonaro transferiu R$ 800 mil para conta nos EUA

Código Eleitoral

O Código Eleitoral prevê que julgamentos que envolvam cassação de mandato só devem ser realizados com quórum máximo. Assim, até que o tribunal volte a contar formalmente com seus sete integrantes, não é possível apreciar os processos contra Moro.

"O TRE-PR está aguardando a formalização da indicação do novo membro da Corte. Quando houver uma data para a sessão de posse e quando o julgamento entrar na pauta será dada ampla divulgação", comunicou o tribunal.

As ações contra Moro, apresentadas pelo PT e pelo PL, questionam gastos com sua pré-campanha, período em que o ex-juiz desistiu de concorrer a presidente e optou por disputar o Senado. Em dezembro, o Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à perda do mandato por abuso de poder econômico. Com base em notas fiscais enviadas pelo União e por sua antiga legenda, o Podemos, o MPE calculou gasto de R$ 2,03 milhões e considerou que o valor foi excessivo para a disputa ao Senado no Paraná, o que configura, na sua avaliação, abuso de poder econômico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.