Colapso

Arthur Lira cobra ajuda do governo federal no caso da Braskem

A área da mina 18 que ameaça colapsar já foi desocupada, ao menos 50 mil pessoas foram afetadas.

Agência Câmara

Arthur Lirra cobrou apoio do Governo Federal no caso do colapso em área de mina
Arthur Lirra cobrou apoio do Governo Federal no caso do colapso em área de mina (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, a edição de uma medida provisória para enfrentar os problemas causados pelo iminente colapso de uma mina da Braskem, em Maceió (AL). “Precisamos ver como o governo federal pode ajudar Maceió neste momento”, reforçou Lira.

A área afetada fica na Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. Desde 2019, as minas abertas para extrair sal-gema estavam fechadas, após o Serviço Geológico Brasileiro confirmar que a atividade havia provocado um afundamento do solo da cidade.

Leia também: Câmara pode instalar nesta semana CPI contra a gestão Eduardo Braide

A Defesa Civil de Maceió informou que o colapso da mina 18 pode acontecer a qualquer momento. Em nota, a Braskem disse que "segue acompanhando e compartilhando os dados de monitoramento em tempo real com as autoridades competentes".

Em abril deste ano a Câmara criou uma comissão externa para acompanhar o problema. O colegiado, é coordenado pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

O assunto também foi tema de uma comissão externa em 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.