BRASÍLIA - As comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vão realizar audiência pública conjunta na quinta-feira (28) sobre ações de combate à gordofobia. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, está entre os convidados da reunião, que foi marcada para as 13h30no plenário 9.
Os requerimentos para a realização da audiência foram apresentados pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO). A ideia é discutir a elaboração de uma proposta de lei para combate da gordofobia ou até mesmo a criação do Estatuto da Pessoa com Obesidade.
Os deputados citam uma pesquisa sobre obesidade e gordofobia elaborada, em 2022, pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica e pela Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia.
Leia também: Brandão viaja a Brasília para reunião do Consórcio Nordeste
Segundo o levantamento:
85,3% dos participantes relataram ter sofrido algum tipo de constrangimento por causa do peso;
67,9% dos indivíduos com sobrepeso relataram terem sofrido constrangimento devido ao seu quadro;
para quem tem obesidade grau 1, esse número saltou para 89,6%; e
para quem tem grau 2, o valor é 96,3%.
Por isso, os parlamentares, afirmam que é necessário discutir medidas de combate à gordofobia e garantia de dignidade à pessoa com obesidade nas diversas esferas que compõe uma vida plena, igualitária e de direito de qualquer cidadão.
Saiba Mais
- Câmara aprova projeto que viabiliza hemodiálise em doentes renais em trânsito
- Câmara aprova 10 projetos que agravam penas por violência contra mulheres
- Câmara aprova uso de linguagem simples na comunicação de órgãos públicos
- Ministro dos Direitos Humanos será ouvido na Câmara nesta terça
- Deputados federais vão debater impacto da tributação de compras internacionais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.