Assembleia Geral

Brandão viaja a Brasília para reunião do Consórcio Nordeste

Consórcio Nordeste e o Banco Mundial vão assinar acordo para o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde na região.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Consórcio Nordeste têm realizado encontros para definir metas para a região
Consórcio Nordeste têm realizado encontros para definir metas para a região (Divulgação)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) embarca para Brasília nesta segunda-feira, para participar da assembleia geral do Consórcio Nordeste que consolidará acordo com a Sudene para o fortalecimento de programas para o desenvolvimento regional. Ao lado dos demais governadores da região Nordeste, Brandão receberá representantes do BIRD/Banco Mundial para tratar de energias renováveis. 

“Começamos a semana participando da assembleia geral do Consórcio Nordeste, em Brasília, em que vamos receber representantes do BIRD/Banco Mundial para discutirmos sobre energias renováveis e, ainda, assinarmos um acordo com a Sudene para fortalecer o desenvolvimento regional”, disse o chefe do Executivo maranhense.

Brandão disse que o Consórcio Nordeste também vai debater outros temas. 

“Também vamos tratar do fundo para restauração da caatinga, dos reflexos da reforma tributária nos estados e municípios e do fortalecimento da cultura, dentre outras pautas importantes. Unidade e parceria por uma gestão integrada”, pontuou.

Leia também: CGU aponta risco de sobrepreço em licitação de R$ 328 milhões do Ministério da Justiça

Acordo

Na reunião desta segunda. o Banco Mundial e o Consórcio Nordeste vão anunciar uma parceria que visa fomentar o desenvolvimento dos estados ali representados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A parceria será consolidada por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento que visa o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde que torne a região um hub mundial desta fonte de energia. 

Os estados planejam desenvolver mecanismos financeiros que permitam futuros projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono e à preservação do bioma Caatinga. Além disso, querem explorar eventuais oportunidades de projetos de energia solar, água e saneamento. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.