Ironia

Jean Wyllys é denunciado por homofobia contra Eduardo Leite

Em julho, o ex deputado disse que Leite tem 'homofobia internalizada' após o governador resolver manter o programa de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul.

Ipolítica, com informações de OGlobo

Jean Wyllys disse que Leite sofria de "homofobia internalizada", fazendo referência a sua orientação sexual.
Jean Wyllys disse que Leite sofria de "homofobia internalizada", fazendo referência a sua orientação sexual. (Wilson Dias / Agência Brasil)

RIO GRANDE DO SUL- O ex-deputado federal Jean Wyllys foi denunciado por homofobia contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) devido a uma publicação em uma rede social. Ela foi removida por Wyllys após uma decisão judicial.

Na publicação Jean Wyllys, discutiu com Eduardo Leite, pois o governador resolveu manter as escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul. O programa de escolas militares foi descontinuado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas alguns estados resolveram manter o projeto. 

Na ocasião, o petista disse que Leite sofria de "homofobia internalizada", fazendo referência a sua orientação sexual. Depois disso, em julho Leite ingressou com ação no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

Na decisão, a promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa, afirma que, com esta atitude, Wyllys injuriou o governador “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

"Na ocasião, sob o pretexto de criticar um anúncio feito pela vítima, na condição de Governador do Estado do Rio Grande do Sul, de que iria manter o modelo estadual de escolas cívico-militares, o denunciado usou a mencionada rede social para fazer uma postagem ofensiva à orientação sexual da vítima (...) Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se a crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente e com animus injuriandi (intenção de injuriar), a honra subjetiva da vítima” , diz a promotora no documento.

O Ministério Público pede ainda reparação dos danos causados a Eduardo e requer a fixação do valor mínimo. O montante a ser pago seria implementado durante o processo, caso a denúncia seja aceita pela Justiça.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.