Apuração

Flávio Dino determina investigação da PF contra Alexandre Garcia

Ministro da Justiça afirmou em seu perfil em rede social que 'inventar' fato não é 'crítica' e que apuração de abordagem de Garcia é 'dever jurídico'.

Ipolítica

Flávio Dino quer investigar Alexandre Garcia
Flávio Dino quer investigar Alexandre Garcia (Lula Marques / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou nesta segunda-feira (11) investigação da Polícia Federal (PF) contra o jornalista Alexandre Garcia, que atuou por décadas como comentarista e apresentador da TV Globo e recentemente passou pela CNN, por declarações que atingiram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os comentários de Garcia, segundo membros do governo, tratam-se de fakenews.

Ele afirmou no fim de semana que que barragens de represas construídas por governos petistas no Rio Grande do Sul foram abertas e acabaram provocando a tragédia no estado. Técnicos que atuam no segmento, contudo, explicam que as barragens não possuem comportas.

“Inventar que o presidente da República mandou reter entrega de ajuda a atingidos por enchente para ‘tirar foto’ não é ‘crítica’. Inventar fatos para atingir honra de outrem também não é ‘crítica’. Por isso que a Polícia Federal deve apurar os casos. Não é faculdade, é dever jurídico”, escreveu Flávio Dino no twitter.

O advogado Geral da União, Jorge Messias, também determinou que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia investigue a notícia divulgada por Alexandre Garcia.

Leia  também: Defesa de acusados faz novo pedido por imagens da hostilização a Moraes

Defesa 

No Senado da República, logo após a informação de que a AGU havia determinado investigação contra Alexandre Garcia, o senador Magno Malta (PL-ES) se manifestou em solidariedade ao jornalista. 

Malta afirmou que caso o profissional seja processado, ele quer ser arrolado como testemunha na ação. Ele também disse que Alexandre Garcia possui uma história honrosa e de respeito na profissão.

“Alexandre Garcia, o Brasil o ama, o Brasil o respeita, o Brasil o cultua. Eu quero dizer a você que, se houver algum processo, eu peço um favor: dê-me o privilégio de ser arrolado como testemunha no seu processo. Por favor, coloque-me. Gostaria de estar junto nessa batalha”, pontuou.

Alexandre Garcia ainda não se manifestou sobre as investigações das quais deve se tornar alvo nos próximos dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.