Astronomia

Brasileira, de 22 anos, faz parte de projeto que pretende levar wi-fi para a Lua

Andressa também foi a primeira brasileira a estagiar no CERN, o maior laboratório de física do mundo, conhecido por abrigar o maior acelerador de partículas do planeta.

Imirante.com, com informações do g1

Atualizada em 29/08/2023 às 09h49
Segundo a estudante, o pai, Paulo Ojeda, foi um dos principais incentivadores dos sonhos dela de seguir a carreira de astronauta.
Segundo a estudante, o pai, Paulo Ojeda, foi um dos principais incentivadores dos sonhos dela de seguir a carreira de astronauta. (Foto: Reprodução / RPC)

BRASIL - Andressa Ojeda, de 22 anos, natural de Loanda, no Paraná, é a primeira mulher brasileira a fazer um curso avançado nos Estados Unidos para se tornar astronauta.

A jovem estuda engenharia aeroespacial em uma universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Na instituição, a brasileira desenvolve um projeto para enviar uma câmera e wi-fi para a Lua.

"Essa câmera vai ser enviada para a Lua e vai tirar foto da nave antes dela pousar. Também vai ser a primeira vez que eles vão usar wi-fi na Lua, para enviar dados e essas coisas. Eu estou muito feliz e empolgada de estar fazendo parte desse projeto", compartilha a jovem.

Andressa também foi a primeira brasileira a estagiar no CERN, o maior laboratório de física do mundo, conhecido por abrigar o maior acelerador de partículas do planeta.

A jovem passou sete meses no centro europeu de pesquisa, na Suíça, onde teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com os maiores cientistas do mundo. Para Andressa, essas conquistas são apenas o início da jornada.

Inspiração

Segundo a estudante, o pai, Paulo Ojeda, foi um dos principais incentivadores dos sonhos dela de seguir a carreira de astronauta.

"Quando eu falei para o meu pai: 'Olha, eu quero ser astronauta', eu não esperava o suporte que ele me deu. Ele falou: 'Se é isso que você quer, a gente vai correr atrás junto e vai fazer acontecer'", relembra.

Para Paulo, a prioridade sempre foi incentivar o sonho da filha.

"Quando ela veio para mim e falou que queria ser astronauta eu falei: 'Legal, vamos ver o que precisa'. Partiu muito da confiança de pai e filho, de entender que esse sonho era real para ela e que não era brincadeira", conta.

O pai relata que a filha serve de inspiração e relembra orgulhoso que a jovem foi convidada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) a participar da conferência "Space For Women", da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai.

O projeto incentiva e apoia a participação de mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática em todo o mundo.

Porém, a inspiração para outras pessoas começa dentro de casa. O pai, viu na filha o incentivo que faltava para voltar a estudar.

Formado em Administração, Paulo agora é também estudante de Engenharia.

"Eu comecei a ficar muito curioso e voltei a estudar. Tem três meses que estou fazendo o curso. É EAD (Ensino a Distância), mas estou bem empolgado com todas as possibilidades de abrir a cabeça com estudos novos", comemora o pai.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.