Desfile planetário

Cinco planetas se alinham no céu e podem ser vistos a olho nu

Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e Lua estarão alinhados em um fenômeno conhecido como "desfile planetário".

Imirante, com informações do G1

MUNDO - Os amantes de astronomia podem ficar contentes, pois a semana será marcada por um "desfile planetário". Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e Lua estarão alinhados no céu e a maioria poderá ser visto a olho nu.

Durante toda a semana, é possível observar o alinhamento no céu. No entanto, o melhor dia para vê-lo será nesta terça-feira (28), logo após o pôr do sol. A informação foi dada por Bill Cook, astrônomo da Nasa, em entrevista à NBC News.

Conhecido como "desfile planetário", o fenômeno é visível de qualquer lugar da Terra, desde que o céu esteja claro.

Segundo Cooke, os planetas mais fáceis para serem identificados são Vênus e Marte. Vênus será um dos pontos mais brilhantes do céu, e Marte poderá ser encontrado perto da Lua com um tom avermelhado. Já Mercúrio e Urano não serão tão fáceis.

"A olho nu, mesmo de uma cidade com luzes, Júpiter, Vênus, a Lua e Marte devem ser facilmente visíveis. Urano deve ser visível com um telescópio de tamanho médio, e Mercúrio é um desafio adicional para os muito determinados", disse o astrônomo Jake Foster do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra.

Foster explica ainda que os alinhamentos planetários são particulares da nossa perspectiva da Terra. "Os planetas não estão alinhados agora, eles estão todos espalhados pelo Sistema Solar, mas apenas da nossa perspectiva, de vez em quando, eles se aproximam o suficiente um do outro no céu para que possamos ver alguns deles assim", disse.

Para conseguir observar melhor o fenômeno, o ideal é estar longe das luzes da cidade e em um local com uma boa visão do horizonte a oeste. Além disso, é necessáreio observar logo no início da noite Mercúrio e Júpiter desaparecerão rapidamente no céu. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.