defendeu

Eliziane Gama sai em defesa de Roberto Barroso

A senadora classificou a fala do ministro como infeliz, mas ao mesmo tempo ponderou que a declaração pode fazer referência a um movimento de extrema direita que tem relação com questões mais fundamentalistas, radicais sem valorizar os direitos humanos.

Ipolítica

Atualizada em 15/07/2023 às 14h52
Eliziane afirmou que a fala do ministro foi infeliz.
Eliziane afirmou que a fala do ministro foi infeliz. (Agência Senado)

BRASÍLIA- A senadora maranhense, Eliziane Gama (PSD), saiu em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso por declaração sobre o bolsonarismo na abertura do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.

Elizane classificou a fala de Barroso como infeliz e disse que o cargo de ministro da Supremo Corte demanda muita cautela ao fazer algumas afirmações, pela interpretação que virá depois.

“Eu não sei em qual sentido o ministro Barroso estava fazendo essa colocação quando ele cita o nome ‘bolsonarismo’, mas eu acho que foi uma colocação infeliz, por conta da posição que ele tem”, disse.

A senadora ao mesmo tempo ponderou que a declaração de Barroso pode ter sido referência a um movimento de extrema direita que tem relação com questões mais fundamentalistas, radicais sem valorizar os direitos humanos.

Ao comentar ainda sobre o tema, Elizane lembrou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e o quanto ele era criticado muitas vezes por suas declarações. “A gente criticou muito isso no então presidente Bolsonaro, quando ele ficava totalmente fora dessa liturgia do cargo, quando ele não respeitava a posição que tinha em nível nacional, e a gente não pode sair cometendo esse mesmo erro”, afirmou. 

Entenda

Na quarta-feira (12), em seu discurso durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), Barroso disse que o país venceu a ditadura e também o bolsonarismo para garantir o direito à liberdade. “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, afirmou.

Logo depois, o magistrado foi criticado por diversos políticos de oposição. Nas redes sociais, Nikolas Ferreira (PL-MG), Carlos Jordy (RJ), Bia Kicis (PL-DF) condenaram a fala de Barroso. Nikolas disse inclusive que vai entrar com um pedido de impeachment contra o ministro por "atividade político-partidária”.

Em nota divulgada à imprensa, após a repercussão negativa de sua fala, Barroso disse que não tinha intenção de ofender os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro disse ainda que respeita todos os eleitores e políticos. 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.