BRASÍLIA - O ministro da Previdência e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, comemorou o voto da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em ação que tornou o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), inelegível.
O PDT é o partido autor da ação contra Bolsonaro. O TSE deve concluir nesta sexta-feira o julgamento, que é transmitido ao vivo pelo Imirante.
“A justiça foi feita! O belzebu desrespeitou e atentou contra a democracia e a vida dos brasileiros, e está enfrentando as consequências. O PDT trabalhou arduamente com a justiça brasileira para cumprir nossa responsabilidade histórica contra os antidemocráticos. Vencemos”, escreveu Lupi em seu perfil no twitter.
AO VIVO: acompanhe aqui a sessão de julgamento
Ação
Bolsonaro é acusado de ter atuado como abuso de poder político em reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual criticou o sistema eleitoral brasileiro.
O encontro foi transmitido pela TV oficial do governo. Na reunião - realizada às vésperas do início do período eleitoral - o ex-presidente se colocou contrário à eficácia das urnas e do sistema eleitoral, e sugeriu fraude no processo eleitoral.
No julgamento no TSE, a defesa alegou que o sistema eletrônico de votação não pode ser considerado um tema tabu na democracia, e que a reunião foi um evento diplomático. O vice na chapa de Bolsonaro, Braga Netto, que também é julgado, recebeu cinco votos pela absolvição.
O ministro Nunes Marques manifesta voto neste momento. Em seguida, será proferido o voto do ministro Alexandre de Moraes.
Saiba Mais
- Bolsonaro sobre a eleição de Trump nos EUA: "ressurgimento de um guerreiro"
- Nas redes sociais, Jair Bolsonaro declara apoio a Donald Trump
- Bolsonaro negocia apoio do PL e defende anistia
- STF rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito sobre a PF
- Lula e Bolsonaro possuem agenda marcada no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.