Não vai

Lula agradece convite, mas diz que não irá à 'Marcha para Jesus'

Lula enviou carta ao líder religioso Estevam Hernandes, idealizador do evento, e disse que mandará representantes ao ato.

Ipolítica, com informações da Folha

Lula agradeceu convite, mas disse que não irá a Marcha para Jesus
Lula agradeceu convite, mas disse que não irá a Marcha para Jesus (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá à ‘Marcha para Jesus’. Ele será representado por uma deputada do PT e por membro da Advocacia-Geral da União. 

A posição do petista foi formalizada em carta enviada ao apóstolo Estevam Hernandes, idealizador do evento. Lula agradeceu ao “honroso convite”, mas avisou que não poderá ir à marcha. 

"Sempre admirei e respeitei a Marcha para Jesus, que considero uma das mais extraordinárias expressões de fé do nosso povo", diz o texto assinado por Lula e enviado ao apóstolo.

A deputada Benedita da Silva (PT) e o advogado-geral da União, Jorge Messias, é quem representarão o presidente no ato.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o único chefe de Estado até o momento a participar da Marcha para Jesus. Ele o fez logo no primeiro ano de mandato. 

Lula jamais foi a uma edição do evento religioso.

Leia também: Bancada maranhense defende exploração do petróleo na Margem Equatorial

Ex-aliado

O presidente já foi próximo de Hernandes, até o ano de 2018, quando o líder religioso aproximou-se de Bolsonaro. 

Lula escreveu na carta endereçada a Hernandes, fundador da igreja Renascer em Cristo, que "vivemos num momento em que a tela dos nossos celulares nos bombardeiam, o tempo todo, com mentiras e mensagens de ódio".

Mas, ponderou que a "Marcha, contudo, é o contrário disso". "É o louvor à paz e ao amor de Cristo. É a força alegre da fé vencendo o ódio e a discórdia que só afastam as pessoas."

Lula foi chamado no fim de maio para a caminhada feita há três décadas por evangélicos pelas ruas de São Paulo, um marco do calendário evangélico brasileiro que reúne várias igrejas e sempre convida os chefes do Executivo municipal, estadual e federal. O evento, neste ano, será na quinta (8), no feriado de Corpus Christi.

"Todo ano, milhões de pais, mães, crianças e adolescentes se reúnem para louvar aquele que tantos ensinamentos trouxe à humanidade", afirma a carta. Na sequência, o petista se diz orgulhoso de ter assinado a lei para tirar do papel o Dia Nacional da Marcha.

A missiva é toda permeada por conteúdo cristão. "Mais do que nunca, precisamos estar unidos em torno dos valores propagados por Cristo", como "levar o pão a quem tem fome", afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.