Federação adiada

MDB e PSDB desistem de formar federação

Partidos concluíram que teriam que chegar a consenso para as eleições de 2026, o que hoje não parece simples.

Ipolítica com Jornal O Globo

O PSDB estuda lançar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Presidência.
O PSDB estuda lançar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Presidência. (Divulgação PSDB)

BRASÍLIA- Nesta sexta-feira (2), MDB e PSDB desistiram de formar uma federação após constatarem que a inclusão do MDB na já existente federação entre PSDB e Cidadania obrigaria os três partidos a estarem juntos nas eleições presidenciais de 2026.

A informação é do Jornal O Globo. 

Segundo informações por ser base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o MDB não poderia apoiar uma possível candidatura do partido tucano em 2026. O PSDB estuda lançar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Presidência.

A proposta inicial dos partidos era agregar o MDB à federação sem alterar o prazo de sua duração, o que os advogados entenderam não ser possível. A federação ampliada estenderia a aliança por quatro anos, ou seja, até 2027.

Nós devemos consultar o TSE para consolidar a visão de que é possível agregar um partido a esta federação sem alterar o prazo, o que significa fazermos essa federação ampliada especialmente para as eleições municipais, sem interferir nas posições que nossos partidos têm sobre estar no governo ou na oposição. A federação com o MDB é uma conversa muito inicial, que merecerá ainda muitas outras reuniões para haver um entendimento se podemos avançar. Também temos uma discussão com o Podemos — disse Leite ao GLOBO.


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.