Agenda

Adiada apresentação do plano de trabalho da CPMI do 8 de Janeiro

CPMI vai tentar apurar responsáveis pela invasão e depredação de préCCCdios públicos no dia 8 de janeiro no Distrito Federal; Eliziane Gama é relatora.

Agência Câmara

Militantes invadiram as sedes dos três Podres no dia 8 de janeiro
Militantes invadiram as sedes dos três Podres no dia 8 de janeiro (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro adiou para a próxima terça-feira (6) a apresentação do plano de trabalho pela relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). De acordo com Eliziane, a elaboração do plano levou em consideração as centenas de requerimentos já apresentados nessa fase inicial da CPMI encarregada de investigar os ataques aos poderes da República no dia 8 de janeiro.

Para a senadora, a realização de duas reuniões por semana seria "razoável" para a condução das investigações e oitivas no âmbito da CPMI. "É um colegiado muito plural, a gente está conversando com líderes dos mais variados partidos do colegiado que integram de fato essa comissão", disse a relatora.

"Nosso plano de trabalho vai tentar aproximar o máximo possível do sentimento da maioria da CPMI. Faremos um plano de trabalho importante, conciso e focado no objeto principal, que é a investigação acerca dos atos do 8 de janeiro", afirmou.

Na primeira reunião, no dia 25 de maio, a CPMI escolheu o deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA) como presidente.

Leia também: Flávio Dino defende Lula por vinda de Nicolás Maduro ao Brasil

O colegiado
A comissão parlamentar mista de inquérito terá 180 dias para apresentar e votar o relatório final. Em seguida, as conclusões, recomendações e eventuais indícios de irregularidades encontrados durante o processo serão encaminhados ao Ministério Público, à Polícia Federal ou a outros órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis com base nas conclusões e recomendações da CPMI.

A CPI Mista é composta por 16 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.