Governo Pressionado

Lula conversa com Lira para tentar evitar nova derrota do governo no Congresso

MP que reestrutura ministérios perde validade na quinta e precisa passar ser votada. Mais cedo, Lula reuniu ministros no Alvorada para articulação.

Ipolítica

Na conversa os dois trataram de pautas que devem ser votadas e temas estratégicos.
Na conversa os dois trataram de pautas que devem ser votadas e temas estratégicos. (Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

BRASÍLIA- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Lula ouviu de Lira que será necessário mudar a articulação política no Congresso para evitar novas derrotas do governo.

Na conversa os dois trataram de pautas que devem ser votadas e temas estratégicos. A MP que reestrutura ministérios preocupa o governo uma vez que o Congresso fez mudanças no texto e teme por nova derrota.

A medida perde validade nesta quinta (1º) se não for aprovada em definitivo pelos plenários da Câmara e do Senado. Se isso acontecer, o governo perde a estrutura atual com 37 ministérios e fica obrigado a retomar as 23 pastas do mapa deixado pelo seu antecessor Jair Bolsonaro.

Leia também: Lula veta pensão para ex-integrantes do Batalhão Suez

Após a aprovação do marco temporal, Lula convocou uma reunião de emergência no Palácio da Alvorada para tentar reverter as derrotas já concretizadas e evitar uma ainda mais grave: a rejeição ou perda de validade da MP que reestrutura os ministérios.

Participaram da reunião no Alvorada os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Padilha seguiu desse encontro diretamente para a casa de Arthur Lira, onde também aguardavam líderes partidários.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.