Articulação

Lula negocia 60 cargos para reverter derrotas no Congresso

Dos 60 cargos negociados por Lula, 39 são de segundo e terceiro escalão espalhados pela Esplanada dos Ministérios; partidos do Centrão são alvo do petista.

Ipolítica, com informações do Metrópoles

Lula negocia cargos com congressistas para reverter derrotas no Senado e na Câmara
Lula negocia cargos com congressistas para reverter derrotas no Senado e na Câmara (Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negocia a distribuição de mais de 60 cargos espalhados pela Esplanada dos Ministérios, para tentar reverter situações pontuais no Congresso Nacional. 

Deste montante, 39 são de segundo e terceiro escalão — entre secretarias, diretorias e departamentos dos 37 ministérios —, e 27 entidades vinculadas (tais como empresas públicas, autarquias e outros). 

Os números estão inseridos no levantamento realizado pela consultoria Ética Inteligência Política. 

Aliados e partidos que atuam no chamado Centrão são os principais interessados nos postos, sobretudo naqueles de maior relevância política e os que dispõem de orçamento robusto.

As nomeações para esses postos estão sob análise do Palácio do Planalto, enquanto a articulação política do governo ainda patina dentro do Congresso Nacional.

Leia também: CPI do 8 de janeiro tem 48 pedidos de quebras de sigilo 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é o que possui mais cadeiras de segundo escalão vagas, com duas secretarias: de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, além de quatro departamentos vinculados. A pasta está sob comando de Luciana Santos, do PCdoB.  

Lula negocia espaços que estão sob forte disputa entre partidos, a exemplo de postos no Ministério da Agricultura e Pecuária, chefiado por Carlos Fávaro. A Secretaria de Política Agrícola — uma das mais importantes da pasta — ainda está sem comando. 

Fávaro chegou a anunciar publicamente o ex-deputado Neri Geller para o comando desse setor, mas ele ainda não foi nomeado. Filiado ao PP do Mato Grosso e próximo de Blairo Maggi, ex-ministro da Agricultura e um dos maiores produtores de soja do país, Geller também foi cotado para presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. 

No mês de março, o titular da pasta, Paulo Teixeira, arbitrou a disputa e optou pelo nome defendido pelo Partido dos Trabalhadores, o ex-deputado estadual Edegar Pretto (RS). Pretto é ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e, após perder a disputa ao governo gaúcho em 2022, ficou sem mandato. 

Teixeira ainda analisa quem irá assumir a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que o PT também pleiteia. 

No governo Jair Bolsonaro (PL), a companhia federal era comandada pelo coronel da reserva Ricardo Mello Araújo, considerado como indicação da cota pessoal do então presidente. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.