Investigação

Mauro Cid depõe nesta quinta à PF sobre fraude em cartões de vacina

Mauro Cid é investigado por supostamente ter fraudado o cartão de vacina de Bolsonaro e de parentes no fim do ano passado.'

Ipolítica, com informações do g1

Mauro Cid e Bolsonaro durante evento com militares em Brasília
Mauro Cid e Bolsonaro durante evento com militares em Brasília (Alan Santos/PR)

BRASÍLIA - O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), será ouvido nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal no inquérito que apura um suposto esquema de fraude nos cartões de vacina contra a Covid-19. 

A suposta fraude teria beneficiado Bolsonaro e a filha, além de Cid e familiares.

Cid está preso desde o dia 3 deste mês, após a Justiça ter autorizado operação da PF, que resultou em busca e apreensão de celulares na casa de Bolsonaro, em Brasília.

A polícia investiga se foi inserida de forma irregular no sistema do Ministério da Saúde a informação de que Bolsonaro e a filha haviam tomado doses da vacina. O ex-presidente, Cid e outras pessoas próximas são investigados pela suposta inclusão dos dados.

Bolsonaro afirma que jamais tomou a vacina. 

Leia também: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto

Comprovantes

De acordo com a PF, comprovantes de que os investigados tomaram a vacina foram baixados a partir do aplicativo ConecteSus, do ministério, com base nas informações falsas. Em seguida, o registro das vacinas foi apagado do ConecteSus.

Tudo isso aconteceu no fim de dezembro, poucos dias antes de Bolsonaro, a filha e pessoas próximas terem viajado para os Estados Unidos. A PF acredita que as informações falsas tenham sido inseridas para beneficiar Bolsonaro e a família e facilitar a entrada nos Estados Unidos.

Na última terça-feira (16), Bolsonaro negou em depoimento ter conhecimento de qualquer participação de Cid no esquema. Também negou ter orientado ou ordenado a fraude nos registros de vacinação.

O ex-presidente atribuiu a gestão de sua conta do aplicativo ConecteSUS ao ex-ajudante.

Além de Bolsonaro e da filha, a investigação da PF apontou que foram emitidos certificados de vacinação fraudulentos para Mauro Cid, a esposa de Cid — que deve prestar depoimento na sexta (18) — e três filhas do ex-ajudante de ordens.

A PF já concluiu a perícia de um celular apreendido com Mauro Cid e o material deve servir para novos questionamentos nesta quinta.

Entre os materiais que já foram obtidos pela perícia estão as mensagens nas quais Cid passa a assessoras da então primeira-dama Michelle Bolsonaro orientações de pagamento de despesas de Michelle em dinheiro vivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.