No Congresso

Pacheco faz leitura de pedido e cria CPI do 8 de janeiro

Leitura do requerimento de abertura é o primeiro passo para que uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) comece. Governo era contra, mas não conseguiu barrar criação da comissão.

Ipolítica com CNN

Governo era contra, mas não conseguiu barrar criação da comissão.
Governo era contra, mas não conseguiu barrar criação da comissão. (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

BRASÍLIA- O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu nesta quarta-feira (26) o requerimento que permite a criação da CPMI (Comissão Mista Parlamentar de Inquérito) dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Em sessão do Congresso Nacional, Pacheco deu o primeiro passo para a instalação da CPMI com a leitura do requerimento, determinando que os líderes partidários façam as indicações para compor o colegiado.

A previsão é que a comissão seja instalada na semana que vem. Serão 16 integrantes titulares e mais 16 suplentes de cada uma das Casas (Câmara e Senado). Com isso, a CPMI terá 64 membros, entre titulares e suplentes.

Saiba mais: 

Mesmo contra vontade do governo, CPMI do 8 de Janeiro deve ser instalada

Fufuca e Duarte comporão a CPMI do 8 de janeiro no Congresso

Antes contrário à criação da  CPMI, o  governo se viu sem saída após a divulgação de imagens dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, que mostraram integrantes do GSI, inclusive o ex-ministro Gonçalves Dias interagindo com os invasores.

Os próximos passos agora estão a indicação dos integrantes pelos líderes partidários e a instalação da comissão, para que as reuniões possam acontecer.

Os trabalhos de CPIs podem durar 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias – isto é, a comissão pode durar até seis meses. Partidos da base aliada do governo e da oposição poderão fazer indicações, conforme o tamanho dos blocos.


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.