Investigação

Preso suspeito de participar de chacina no PI; maranhense está entre as vítimas

Segundo a laudo da polícia, Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos, natural de Balsas, foi atingido por oito disparos.

Imirante.com, com informações do g1 PI

Atualizada em 25/04/2023 às 16h47
Polícia prende um suspeito de participar de chacina em que quatro homens foram mortos no Piauí. Foto: Secretaria de Segurança do Piauí
Polícia prende um suspeito de participar de chacina em que quatro homens foram mortos no Piauí. Foto: Secretaria de Segurança do Piauí

PIAUÍ - Na manhã desta terça-feira (25) a polícia prendeu Lúcio Batista Fialho, suspeito de participar da chacina em que quatro homens foram assassinados a tiros. O crime aconteceu no domingo (23), em Baixa Grande do Ribeiro, 583 km ao Sul de Teresina. Outros três suspeitos estão sendo procurados pela polícia.

De acordo com o delegado Matheus Zannata, o suspeito preso teria emprestado as armas que foram usadas pelos autores da chacina.

Vingança

O massacre foi uma vingança de um dos suspeitos contra a família, segundo o delegado Matheus Zannata.

No ano de 2022, o sogro do suspeito de ser o mandante do crime, identificado como Jhon Lennon dos Santos Abreu, que era funcionário dos Dalcin, faleceu de causas naturais na fazenda da família. O suspeito então teria ficado com raiva, por acreditar que a família havia tinha demorado a comunicar sobre a morte às autoridades competentes.

Então, o homem processou a família, em busca de uma indenização. Depois, o suspeito e os familiares começaram a trocar ameaças, que foram se intensificando.

Vítimas da chacina no Sul do Piauí. Foto: Reprodução
Vítimas da chacina no Sul do Piauí. Foto: Reprodução

"Na semana passada, o Jhon Lennon achou que os Dalcin tinham contratados dois pistoleiros para matar ele. Ele se antecipou e executou a família Dalcin", disse o delegado Zanatta.

Ainda segundo o delegado, o mandante teria participado do crime dirigindo o carro. Dois outros homens, identificados como Euton Marcos Santos Lira e Velton Avelino de Sousa, ainda foragidos, teriam executado as quatro vítimas. Os três suspeitos foram identificados, têm mandados de prisão já expedidos pela Justiça e estão sendo procurados.

Segundo o gerente de policiamento do interior, da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), delegado Célio Benício, os três têm passagens pela polícia.

Laudo IML

O resultado do laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) do Piauí foi divulgado nesta terça-feira (25). 

O parecer técnico identificou que os criminosos utilizaram pelo menos uma arma de fogo de alta energia (fuzil ou similar). Cerca de 14 projéteis foram disparados contra as vítimas.

O diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Antônio Nunes, disse que o principal alvo foi o operador de máquinas Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos, natural de Balsas, no Maranhão. Ele foi atingido por oito disparos.

As demais vítimas, os agricultores Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos; e os dois filhos dele, Luíz Antônio Dalcin, 34, e Gustavo Dalcin, 36, foram atingidos por dois a três disparos cada um. Os três eram naturais do Rio Grande do Sul.

"Todos três foram examinados, foram retirados projéteis pra futuras comparações, inserção em sistema. Os dois filhos do Luiz Pedro, o Luiz Antônio e o Gustavo Dalcin, neles tinham duas, três lesões na face cada um, com projéteis de arma de fogo de alta energia cinética. Tanto que tiveram fraturas cranianas graves com poucos disparos. O Lenoilton tinha um pouco mais, tinha oito perfurações. Nós conseguimos recuperar três projéteis dele", informou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.