8 de janeiro

Câmara aprova convocação de ministro do GSI

General Gonçalves Dias agora é obrigado a comparecer.

Ipolítica

Gonçalves Dias transitou tranquilamente em meio à invasão
Gonçalves Dias transitou tranquilamente em meio à invasão (Reprodução)

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira (19), uma convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, depois de ele não comparecer à Comissão de Segurança Pública da Casa para prestar esclarecimentos sobre o ataque aos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Com a convocação, Dias agora é obrigado a comparecer na data marcada.

O auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria ouvido hoje por deputados federais a partir das 14h, mas decidiu não aparecer para audiência depois de a CNN Brasil divulgar imagens exclusivas que o mostram dentro do palácio do Planalto durante a invasão do prédio, na ocasião dos atos antidemocráticos do início deste ano.

Oficialmente, no entanto, a ausência foi confirmada por motivos médicos, segundo informou a assessoria do deputado Ubiratan Sanderson (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública, onde ocorreria a oitiva. Dias apresentou um atestado médico informando que foi atendido pelo Serviço Médico da Coordenação de Saúde às 13h desta quarta-feira, com quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação, “devendo ter ausência em compromissos justificadas por motivo de saúde”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.