Caiu

Cai o primeiro ministro do Governo Lula

Gonçalves Dias pediu demissão do GSI após vazar vídeo em que aparece no Planalto durante invasão do dia 8 de janeiro.

Ipolítica, com informações do g1

General Gonçalves Dias pediu demissão o governo Lula
General Gonçalves Dias pediu demissão o governo Lula (José Cruz / Agência Brasil)

BRASÍLIA -  O general Gonçalves Dias foi o primeiro ministro do Governo Lula (PT) a cair. Ele pediu demissão nesta quarta-feira (19) do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. 

A queda ocorreu após vazamento de vídeo em que ele aparece no Palácio do Planalto durante as invasões do dia 8 de janeiro. A denúncia da oposição é de que houve articulação de membros próprio governo para a depredação dos prédios públicos, na tentativa de fazer recair culpa sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O pedido de demissão do general da reserva ocorreu após reunião com Lula e chefes de outras pastas, no Palácio do Planalto. Ele é o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato de Lula. 

Em entrevista à TV Globo, Dias afirmou que estava no Planalto para retirar manifestantes. 

"Eu entrei no palácio depois que o palácio foi invadido e estava retirando as pessoas do 3º e 4º piso, para que houvesse a prisão no 2º", disse. 

O general afirmou ainda que sua imagem foi retirada de contexto. A presença e a atuação de Dias no Palácio do Planalto, sede do Executivo, no dia dos atos foi divulgada em vídeo pela CNN Brasil. 

As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro trecho mostra servidores do órgão entregando água aos vândalos. 

Por meio de nota o GSI tentou justificar a presença do chefe do órgão no Palácio do Planalto. A nota diz que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”. 

"A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos", explicou o GSI.

Lula ainda não se manifestou publicamente sobre o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.