Piso da Enfermagem

Deputados discutem efetivação do piso salarial da enfermagem

Debate foi solicitado pelo deputado federal Bruno Farias, do estado de Minas Gerais.

Agência Câmara

Enfermeiras atuam em hospital de Manus durante a pandemia da Covid-19
Enfermeiras atuam em hospital de Manus durante a pandemia da Covid-19 (Ingrid Anne/Prefeitura de Manaus)

BRASÍLIA - A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (18) para discutir a efetivação do piso salarial nacional da enfermagem.

Foram convidados para o evento, entre outros: o secretário-adjunto da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Elton Bernardo Bandeira de Melo; o representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Daniel Menezes; o diretor de relações governamentais da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), Marco Aurélio Ferreira e o consultor de saúde da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Denilson Magalhães.

Leia também: Governo pretende encaminhar ao Congresso PL para custear o piso da enfermagem

O debate foi solicitado pelo deputado Bruno Farias (Avante-MG). 

"No SUS, o grupo de enfermagem é responsável por 60% a 80% das ações na atenção básica e 90% dos processos de saúde em geral, estando presentes em todas as ações desenvolvidas", diz o deputado.

"A relevância dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na promoção, manutenção e recuperação da saúde do povo brasileiro é primordial para que se garanta nosso princípio maior da Constituição Federal, qual seja, a dignidade da pessoa humana."

A audiência pública será realizada às 9 horas no plenário 7.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.