No Brasil

Vacinação bivalente contra covid-19 supera 9 milhões de doses

Imunizantes são reforço para público de risco.

Agência Brasil

Atualizada em 15/04/2023 às 18h10
O intervalo entre a dose mais recente deve ser de quatro meses.
O intervalo entre a dose mais recente deve ser de quatro meses. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

BRASIL - Mais de 9 milhões de doses de vacinas bivalentes contra a covid-19 já foram aplicadas no Brasil, informou neste sábado (15) o Ministério da Saúde. Os imunizantes são usados como reforço em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idoso a partir de 60 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, gestantes e puérperas.

A imunização bivalente é destinada àqueles que já completaram o esquema básico de vacinação contra a covid-19 ou quem já recebeu uma ou duas doses de reforço. O intervalo entre a dose mais recente deve ser de quatro meses.

Quem ainda tem doses em atraso, pode se vacinar contra a covid-19 nas unidades básicas de saúde.

No Maranhão

Pessoas com 18 anos ou mais podem receber a dose de reforço da bivalente Pfizer contra a Covid-19 em todo o Maranhão. De acordo com dados do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, das 502.572 doses distribuídas no Maranhão da vacina bivalente Pfizer contra a Covid-19, 107.829 doses foram aplicadas. Ou seja, apenas 21,46% da cobertura vacinal.  

“Infelizmente, ainda temos registrado uma baixa procura para a vacina bivalente. Diante disso, resolvemos ampliar a imunização beneficiando o público com 18 anos ou mais. O intuito é dar acesso à dose para mais pessoas, fortalecendo o enfrentamento ao vírus no Maranhão”, destacou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.