Regime de Urgência

Câmara votará PL que autoriza a recontratação no 'Mais Médicos'

Proposta é para que profissionais que já passaram pelo programa possam ser novamente contratados para atuação em áreas indígenas.

Agência Câmara

Deputados federais vão apreciar matéria em regime de urgência
Deputados federais vão apreciar matéria em regime de urgência (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados pode votar nesta quinta-feira (13) o Projeto de Lei 747/23, que autoriza a renovação de contrato ou a recontratação de profissionais no programa Mais Médicos, por um período de até três anos, a fim de permitir o atendimento da população indígena.

O autor da proposta, deputado Jorge Solla (PT-BA), lembra que, em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde declarou emergência em saúde pública de importância nacional em razão da necessidade de combate à desassistência sanitária no território yanomami, nos estados de Roraima e do Amazonas.

Leia também: PL vai acionar Márcio Jerry no Conselho de Ética

“O governo, as entidades indígenas e os indigenistas já sinalizaram para graves problemas em outros territórios, o que exige celeridade no atendimento dessa população”, defende o parlamentar.

Há ainda outros cinco projetos em pauta, entre eles, o PL 2922/22, que determina a instalação de “botão de pânico” em todos os telefones celulares homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); e o PL 6446/19, que obriga fornecedores de mapas para dispositivos de navegação global por satélite (GPS) a ofertarem recurso de alerta ao usuário em caso de aproximação de áreas com alto índice de crimes.

As matérias tramitam em regime de urgência na Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.